PALCO DA ACOLHIDA: PRÁTICAS TEATRAIS COMO INTEGRAÇÃO PARA REFUGIADOS ESTUDANTES

Autores

  • Beatriz Brandão

Resumo

Este artigo visa integrar Arte e Educação, utilizando as práticas teatrais como estratégias de promover a cidadania e inclusão de alunos refugiados no Ensino Básico. O estudo analisa as políticas públicas de Educação para refugiados no Brasil, no âmbito da integração e sociabilidade juvenil na escola. A Constituição Federal (artigo 205) garante o direito à educação como princípio universal, incluindo refugiados e seus filhos residentes no Brasil, o que torna o debate sobre o status cidadão tema constante na agenda pública, política e acadêmica. Assim, é abordada a dimensão da cidadania e dos Direitos Humanos na Educação, com enfoque na sociabilidade pelas práticas teatrais dos refugiados. A pesquisa se centra nas artes teatrais no ensino, analisando o acesso à educação para pessoas em refúgio e seus desafios. Ao examinar o papel da escola na educação cidadã e democrática, podemos compreender como as práticas culturais e artísticas podem acolher refugiados de forma intercultural.

Biografia do Autor

Beatriz Brandão

Professora dos Programas de Pós-graduação em Humanidades, Cultura e Artes (PPGHCA) em Ensino de Ciências e Saúde (PPGECS) da Unigranrio Afya. Coordenadora Executiva e Geral do Comitê de Cultura do Estado do Rio de Janeiro na Política Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura - MinC. Coordenou o núcleo interdisciplinar de História, Letras e Pedagogia de Residência Pedagógica- CAPES (2023-2024). Possui Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, USP (2019-2022). Doutora em Ciências Sociais pela PUC-RIO (2013-2017). Mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ (2011-2013). Atuou como pesquisadora do IPEA na pesquisa nacional sobre metodologias de cuidado a usuários problemáticos de drogas (2019-2020). Foi professora substituta do departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IFCS-UFRJ (2017-2019). Foi professora colaboradora da Pós-Graduação em Educação e Divulgação Científica do Instituto Federal do Rio de Janeiro, IFRJ (2016-2022). Integrou a pesquisa sobre refugiados na Itália, por meio do Intercâmbio entre UERJ, a Università degli Studi di Roma Tor Vergata e CREG - Centro di Ricerche Economiche e Giuridiche (2011-2013). Possui Pós-Graduação/ Especialização em Políticas Públicas pela Escola de Políticas Públicas e Governo do Instituto de Pesquisa do Rio de Janeiro, EPPG-IUPERJ e Especialização em Estudos Diplomáticos pelo CEDIN. Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura) e em Comunicação Social - Jornalismo. Autora dos romances "Olhos de Giz" e "Por muitos céus" e das peças teatrais "Eu, fim", Entre Nós, Depois de ter você e "Paraeufrasiando".

Downloads

Publicado

2025-02-14

Como Citar

Brandão, B. (2025). PALCO DA ACOLHIDA: PRÁTICAS TEATRAIS COMO INTEGRAÇÃO PARA REFUGIADOS ESTUDANTES. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 12(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/9125