PALCO DA ACOLHIDA: PRÁTICAS TEATRAIS COMO INTEGRAÇÃO PARA REFUGIADOS ESTUDANTES
Resumo
Este artigo visa integrar Arte e Educação, utilizando as práticas teatrais como estratégias de promover a cidadania e inclusão de alunos refugiados no Ensino Básico. O estudo analisa as políticas públicas de Educação para refugiados no Brasil, no âmbito da integração e sociabilidade juvenil na escola. A Constituição Federal (artigo 205) garante o direito à educação como princípio universal, incluindo refugiados e seus filhos residentes no Brasil, o que torna o debate sobre o status cidadão tema constante na agenda pública, política e acadêmica. Assim, é abordada a dimensão da cidadania e dos Direitos Humanos na Educação, com enfoque na sociabilidade pelas práticas teatrais dos refugiados. A pesquisa se centra nas artes teatrais no ensino, analisando o acesso à educação para pessoas em refúgio e seus desafios. Ao examinar o papel da escola na educação cidadã e democrática, podemos compreender como as práticas culturais e artísticas podem acolher refugiados de forma intercultural.