CONFLUÊNCIAS SOBRE O ENVELHECIMENTO HUMANO: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR DE DEFINIÇÕES, CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS

Autores

Resumo

O envelhecimento humano é um fenômeno multifacetado moldado por fatores biológicos, psicológicos e sociais, com impacto direto na qualidade de vida. Os estudos envolvidos no envelhecimento humano perpassam a necessidade de compreender a integralidade desse processo. Este estudo teve como objetivo discutir as definições de envelhecimento assumidas nas diferentes áreas do conhecimento, buscando identificar as definições operacionais e os fenômenos associados. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, compilando 18 materiais recuperados dos bancos de dados Scielo, PubMed e Google Acadêmico. Inicialmente, os resultados foram agrupados em três categorias sobre os componentes biológicos, psicológicos e sociais. No âmbito biológico denota-se às alterações estruturais e funcionais dos sistemas do corpo, o que impacta na capacidade adaptativa do sujeito; sobre o psicológico, destacam-se as transformações na autopercepção, no funcionamento cognitivo e na disposição para lidar com estressores; e, no âmbito social, há mudanças nas redes de suporte, influenciadas por questões culturais e pela categorização da pessoa idosa, que enfrenta representações ambivalentes. As divergências conceituais sobre o envelhecimento destacam-se nas perspectivas biológicas, psicológicas e sociais, enquanto as convergências ressaltam a necessidade de abordagens interdisciplinares para promover uma compreensão abrangente e eficaz do processo de envelhecimento humano.

Biografia do Autor

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Doutorando e Mestre do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu.

Amanda Azevedo de Carvalho

Bióloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Adriana Machado Saldiba de Lima, Universidade São Judas Tadeu

Nutricionista. Doutora em Ciências pelo programa de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu. Pesquisadora do Instituto Anima e pesquisadora Assistente do Laboratório de Lípides (LIM-10) da FMUSP. São Paulo, Brasil

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-02-27

Como Citar

Ogassavara, D., da Silva Ferreira, T., Azevedo de Carvalho, A., Ferreira-Costa, J., Machado Saldiba de Lima, A., & Maria Montiel, J. (2025). CONFLUÊNCIAS SOBRE O ENVELHECIMENTO HUMANO: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR DE DEFINIÇÕES, CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 12(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/9133