A IMAGEM NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A FOTOGRAFIA EM SALA DE AULA.

Autores

Resumo

O artigo aborda a integração da fotografia na educação sob a perspectiva do currículo pós-estrutural, que desafia as abordagens tradicionais e enfatiza a fluidez e a indeterminação da significação. Nesse contexto, o currículo é visto como um espaço de produção de identidades e saberes, permitindo desconstruir narrativas hegemônicas e promover uma educação crítica. A fotografia é apresentada como uma ferramenta que estimula a reflexão e a interpretação crítica da realidade, incentivando os alunos a questionar e reimaginar suas percepções. Essa abordagem favorece a inclusão de diversas linguagens e práticas, enriquecendo a experiência educativa e formando cidadãos mais conscientes e engajados.

Biografia do Autor

Anna Paula Soares Lemos, PPGHCA/Unigranrio

Doutora e Mestre em Literatura Comparada na Faculdade de Letras – UFRJ com Pós-Doutorado em Literatura Comparada pela UFF. Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes, PPGHCA/UNIGRANRIO. Ministra principalmente a disciplina Pensamento Social Brasileiro no Campo Interdisciplinar. É JCNE - Faperj (Edital E_19/2022 - PROGRAMA JOVEM CIENTISTA DO NOSSO ESTADO - 2022) com a pesquisa "SALA DE ENSAIO: A PRODUÇÃO TEATRAL BRASILEIRA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL".

Rafael Garcia Madalen Eiras, Doutorando em Cinema pelo PPGCine/UFF-RJ

Doutorando em Cinema pelo PPGCine/UFF-RJ, Mestre em Humanidades, culturas e Artes (PPGHCA- UNIGRANRIO (2020). Graduado em História pela Universidade Cândido Mendes (2015) e Graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá (2007). Além de uma especialização em Fotografia e Imagem pela Universidade Cândido Mendes (2009). Rafael tem uma larga experiência como freelance no mercado audiovisual e no momento ele estuda a interação entre o cinema e a educação.

Downloads

Publicado

2025-02-27

Como Citar

Anna Paula Soares Lemos, & Rafael Garcia Madalen Eiras. (2025). A IMAGEM NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A FOTOGRAFIA EM SALA DE AULA. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 12(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/9168