A RELAÇÃO ENTRE CULTURA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS PROJETOS CULTURAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Renata De Almeida Oliveira UNIGRANRIO (PPGHCA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF)
  • Ariana Rabelo de Almeida UNIGRANRIO (PPGHCA)

Resumo

Este artigo apresenta um recorte do projeto de Doutorado "A interseção da Cultura, Educação e Políticas Públicas: Impactos das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo na Formação Cultural e Educacional em escolas públicas de Duque de Caxias/RJ,  desenvolvido  no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Humanidades Culturas e Artes - PPGHCA da Universidade Unigranrio| Afya, que se encontra em andamento. Pretende-se refletir sobre a estreita relação entre cultura e educação, destacando as contribuições dos projetos culturais quando integrados ao ambiente formal de aprendizagem, tendo como base a Lei Paulo Gustavo fomentada pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias. A cultura, entendida como um conjunto dinâmico de saberes, costumes, valores e práticas, está diretamente vinculada ao processo educativo, que não apenas transmite conhecimento, mas também atua como um agente de transformação e preservação cultural. Nesse sentido, explorar essa conexão é fundamental para compreender como a educação pode desenvolver a vivência cultural dos estudantes e promover a diversidade.

Biografia do Autor

Renata De Almeida Oliveira, UNIGRANRIO (PPGHCA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF)

Renata Oliveira possui Mestrado (2013) e Doutorado em Memória Social (2017) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui também Mestrado em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas (2022) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É graduada em História (2009) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2023). É Pós-Doutora em Cultura e Territorialidades (2021) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pós-doutora em Políticas Sociais (2022) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).É pós-graduada em Produção Cultural (2017) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), possui MBA Executivo em Gestão Estratégica em Publicidade e Propaganda pela UNYLEYA. Na área da Educação, possui Pós-graduação em Psicopedagogia (2023) pela UNYLEYA e Pós-Graduação em Psicomotricidade (2024) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atualmente é Professora Auxiliar no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO, professora substituta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF) nos cursos de Pedagogia e Geografia e Professora Substituta do Magistério Superior na Universidade Federal Fluminense (UFF), no curso de Produção Cultural.É coordenadora do grupo de pesquisa LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM CULTURA, EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E ARTE (LABCEMA), no âmbito com Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO. É também Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE/FAPERJ). Conteudista do Programa Agentes Territoriais de Cultura do Ministério da Cultura (PNCC/Minc). Suas principais áreas de atuação são História do Brasil, Educação, Ensino de História, Antropologia, Antropologia das religiões, Turismo, Comemorações, Festas de Santos e Santas, Produção Cultural e Comunicação.Durante o Mestrado em Memória Social foi bolsista REUNI, atuando em turmas de graduação e coorientação de bolsistas PIBIC/CNPq, sendo orientada pela Profa Dra Regina Abreu. No doutorado foi bolsista CAPES. Atuou como pesquisadora e Produtora Executiva no Projeto FAPERJ "Memória, Cultura, Transformação Social e Desenvolvimento: Panorama Museal do Estado do Rio de Janeiro" desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social PPGMS/UNIRIO em parceria com o IBRAM com apoio da FAPERJ e no projeto Museus do Rio, onde foi realizada pesquisa de museus na capital do Estado do Rio de Janeiro e atualização do site www.museusdorio.com.br. Atuou como Historiadora na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e Coordenadora de Teatros e da Companhia Municipal de Dança em Duque de Caxias. Atuou como Consultora (2013) do Programa Escolas do Amanhã (SME/RJ) através da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e como Pesquisado e Relatora na ONG Viva Rio (2014), Gerente de Comunicação Interna (2015-2017) e Supervisora de Projetos até 2018. Atuou como Professora Substituta da Universidade Federal Fluminense (UFF), no curso de "Produção Cultural" (2018); Tutora Voluntária do Curso de Pedagogia EAD na UNIRIO (CEDERJ) na disciplina "Trabalho de Conclusão de Curso II" e atuação como professora de cursos livres EAD e na Produção de Conteúdo sobretudo nas áreas de Produção de Eventos da Universidade Estácio de Sá. Atuou entre 2018 e 2023 como Diretora de Gestão de Projetos na A Dona da Casa Produções Artísticas LTDA. Atuou na área de Elaboração de Projetos e Licitações na OS Inova Rio (2019 temporário) e também na área de Gestão de Projetos, sendo responsável por relatoria e monitoramento no Instituto UEVOM (2022-2023).

Ariana Rabelo de Almeida, UNIGRANRIO (PPGHCA)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências - PPGEC / Universidade Unigranrio (2020). Especializou-se em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Augusto Motta (2008) e Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Unigranrio (2004). Atualmente é Diretora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias/RJ e Supervisora Educacional na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Anteriormente, atuou na Educação Básica exercendo as funções de docente e de pedagoga em redes públicas de ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Formação de Professores, tendo ministrado as seguintes disciplinas: Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa; Estágios Supervisionados; Política Educacional e Organização do Sistema de Ensino; Conhecimentos Didáticos Pedagógicos em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos; Psicologia da Educação, Abordagens Psico-sócio- linguísticas do Processo de Alfabetização; História e Filosofia da Educação. Atua como pesquisadora do Ensino de Ciências e Literatura Infantil na etapa da Educação Infantil. Membro do Conselho Municipal de Cultura do município de Duque de Caxias/RJ.

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Publicado

2025-02-27

Como Citar

Oliveira, R. D. A., & Rabelo de Almeida, A. (2025). A RELAÇÃO ENTRE CULTURA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS PROJETOS CULTURAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 12(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/9190