A VISÃO DE BERGER SOBRE RELIGIÃO, SECULARIZAÇÃO E PLURALISMO

Autores

Palavras-chave:

Secularização, pluralismo religioso, espiritualidade

Resumo

O artigo explora as contribuições de Peter L. Berger para a compreensão da relação entre religião, secularização e modernidade, dando destaque a sua teoria do pluralismo cognitivo e suas implicações no mundo contemporâneo. O objetivo é analisar como Berger reinterpretou o conceito de secularização, reconhecendo que a modernidade não necessariamente leva ao declínio da religião, mas à sua transformação em formas mais individualizadas e pluralistas. A metodologia consiste em uma revisão teórica das ideias de Berger, contextualizando-as com estudos recentes e exemplos globais. Ele define secularização como a subtração de setores da sociedade e cultura ao domínio das instituições religiosas, mas argumenta que isso não elimina a religião, apenas a desinstitucionaliza. Os resultados mostram que a secularização não é uniforme: enquanto na Europa Ocidental há maior secularização institucional, nos Estados Unidos e no Sul Global a religião permanece resiliente, especialmente em movimentos neopentecostais e fundamentalistas. As conclusões enfatizam que a espiritualidade individualizada ("espiritual, mas não religioso") reflete a busca por autonomia na construção de significados transcendentais. No campo educacional, isso exige abordagens inclusivas que promovam valores universais e habilidades como empatia e pensamento crítico, preparando os indivíduos para navegar em um mundo pluralista.

Biografia do Autor

SHIRLEY NASCIMENTO, Universidade Federal do Pará

Graduou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará em 1999, recebeu o título de Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará em 2002 e o título de D.Sc. em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE em 2007. Ingressou na Faculdade de Engenharia Química da UFPA em 2008, onde atualmente é Professor Associado III. Atua na coordenação de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência no tema Metodologias Ativas de Aprendizagem e nos últimos anos vem contribuindo para a publicação de diversos artigos e capítulos de livro com foco no ensino de engenharia. Em 2021 concluiu o curso de especialização Docência no Ensino Superior.

Eliane Lopes, Faculdade IBRA

Graduada em Fisioterapia e graduanda em Química 

Aquila Mescouto Miranda, Prefeitura de Santa Bárbara do Pará

Mestra no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Educação Básica (PPEB/2020), do Núcleo de Ensino Transdisciplinares em Educação Básica (NEB/UFPA). Graduada no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. (ICED/UFPA/2016). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. (FACEL/2017). Possui Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade (ICED/UFPA/ 2018). Atua como Professora da Educação Básica no Município de Santa Bárbara do Pará. Participa como Auxiliar de pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Rural (GERU/UFPA 2012) e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento da Amazônia- (GEPEDA/UFPA 2013).

 

Ivete Furtado Siraides Silva, Prefeitura de Santa Bárbara do Pará

Graduada em Pedagogia e Especialista em Educação Especial

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Publicado

2025-09-02

Como Citar

Lopes, E., NASCIMENTO, S., Lopes, E., Mescouto Miranda, A., & Furtado Siraides Silva, I. (2025). A VISÃO DE BERGER SOBRE RELIGIÃO, SECULARIZAÇÃO E PLURALISMO. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 13(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/9229