OS GÊNEROS TEXTUAIS E O ENSINO DA LINGUAGEM

Autores

  • Renata Oliveira PPGHCA/Afya UNIGRANRIO
  • Karla Almeida Cardoso Doutoranda PPGHCA/Afya UNIGRANRIO

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Gêneros Textuais, Linguística

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de rebater a valia da colocação dos gêneros textuais no processamento de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, uma vez que acreditamos que eles colaboram, consideravelmente, no progresso do dialeto e funcionam como instrumento e ferramenta de trabalho para professores. O aprendizado com gêneros textuais no ensino de língua portuguesa, enquanto ferramenta educativa trabalha a maneira delineada no realizar discursivo e confirma que a dialeto ultrapassa as margens da maneira inteiramente linguística, ajudando para o progresso de capacidades tanto linguística como formal e comunicativa. Percebemos durante esta pesquisa, que o treino com gêneros textuais é de necessário valia no processamento de ensino-aprendizado da língua. Por fim, o trabalho em sala de aula com os vários gêneros contribui para o estudante ter acesso à língua em desempenho, o que lhes permite maiores condições para obter e elaborar vários textos.

Biografia do Autor

Renata Oliveira, PPGHCA/Afya UNIGRANRIO

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ - 2024 a 2027. Líder do Laboratório de Estudos em Cultura, Educação Memória e Arte, grupo do CNPQ/PPGHCA da UNIGRANRIO. Também membro do Núcleo de Pesquisa em Patrimônio, Arquitetura e Memória, NUPAM, grupo CNPQ/PPGPaCS da UFRRJ e Pesquisadora do Observatório do Patrimônio do Sudeste (PPGMS/UNIRIO).
Pesquisa memórias, patrimônios e territórios, a partir da História, Pedagogia e em perspectiva interdisciplinar, com foco em comemorações, religiosidade, festas de santos e santas, padroeiros e padroeiras e festas populares. Mestre e Doutora em Memória Social pela Unirio, Mestre em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas pela UERJ. Graduada em História pela UNIRIO e em Pedagogia pela UVA. Pós-graduada em Produção Cultural e Psicopedagogia pela UCAM. Pós-doutora em Cultura e Territorialidades pela UFF e Pós-doutora em Projetos Sociais pela UENF.

Karla Almeida Cardoso, Doutoranda PPGHCA/Afya UNIGRANRIO

Doutoranda e mestra em Humanidades, Cultura e Artes pela Afya UNIGRANRIO. Possui especialização em Literatura Brasileira pela UFF, em Psicopedagogia pela UCAM e em Gestão Escolar Integradora pelo Grupo IPEMIG. É graduada em Letras (Português e Inglês/Literaturas) pela UFF e em Pedagogia pelo Grupo IPEMIG. Atua como professora efetiva de Língua Portuguesa na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e como docente na Faculdade Maria Thereza, na área de Pedagogia. Atualmente, investiga como a Literatura do século XIX representava as mulheres e reforçava papéis sociais em uma sociedade patriarcal, buscando compreender de que forma essas narrativas ainda reverberam na educação e nas concepções de gênero contemporâneas.

Referências

BAGNO, Marcos ...[et al].Práticas de letramento no ensino: leitura, escrita e discurso. Organização Djane Antonucce Correia São Paulo; Parábola Editora ; Ponta Grossa, PR:UEPG, 2007.

BAKTIN, Mikhail. Estética da criação verbal.São Paulo: Martins Fontes, (1979). 2003. 4 Ed.

BARTHES, Roland. Aula. 6. ed. São Paulo: Cultrix, 1992

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas Cidades, 2004.

FERREIRO, Emilia. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1996. 144p.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. 4. ed., nova ortografia. Brasília: Liber livro, 2014.

FIORIN, Joe Luiz. Introdução ao pensamento de Baktin. São Paulo: Ática, 2006.

KOCH, Ingedore Villaça eElias, Vanda Maria . Ler e compreender: os sentidos do texto. 2 . São Paulo: Contexto, 2006 p. 10-11

SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Disponível em: http//www.anped.org.br//26/outros-textos//semagdsoares.doc>______, Magda Becker. Leitura e escrita. 26ª Reunião Anual da ANPED, Poços de Caldas, 2003.

WITTKE, C.I.; SCHNEUWLY, B. A didática na formação do professor de línguas sob a perspectiva do pesquisador Bernard Schneuwly. Calidoscópio, v. 14, n. 2, p. 350-361, mai/ago 2016.

ZINANI, C.J.a. SANTOS, S.R.P. Ensino de Literatura e Gêneros Textuais - Um Desafio Do Nosso

Downloads

Publicado

2025-09-02

Como Citar

Oliveira, R. D. A., & Almeida Cardoso, K. (2025). OS GÊNEROS TEXTUAIS E O ENSINO DA LINGUAGEM. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 13(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/9490