OS GÊNEROS TEXTUAIS E O ENSINO DA LINGUAGEM
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Gêneros Textuais, LinguísticaResumo
Este trabalho tem a finalidade de rebater a valia da colocação dos gêneros textuais no processamento de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, uma vez que acreditamos que eles colaboram, consideravelmente, no progresso do dialeto e funcionam como instrumento e ferramenta de trabalho para professores. O aprendizado com gêneros textuais no ensino de língua portuguesa, enquanto ferramenta educativa trabalha a maneira delineada no realizar discursivo e confirma que a dialeto ultrapassa as margens da maneira inteiramente linguística, ajudando para o progresso de capacidades tanto linguística como formal e comunicativa. Percebemos durante esta pesquisa, que o treino com gêneros textuais é de necessário valia no processamento de ensino-aprendizado da língua. Por fim, o trabalho em sala de aula com os vários gêneros contribui para o estudante ter acesso à língua em desempenho, o que lhes permite maiores condições para obter e elaborar vários textos.
Referências
BAGNO, Marcos ...[et al].Práticas de letramento no ensino: leitura, escrita e discurso. Organização Djane Antonucce Correia São Paulo; Parábola Editora ; Ponta Grossa, PR:UEPG, 2007.
BAKTIN, Mikhail. Estética da criação verbal.São Paulo: Martins Fontes, (1979). 2003. 4 Ed.
BARTHES, Roland. Aula. 6. ed. São Paulo: Cultrix, 1992
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas Cidades, 2004.
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1996. 144p.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de; et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. 4. ed., nova ortografia. Brasília: Liber livro, 2014.
FIORIN, Joe Luiz. Introdução ao pensamento de Baktin. São Paulo: Ática, 2006.
KOCH, Ingedore Villaça eElias, Vanda Maria . Ler e compreender: os sentidos do texto. 2 . São Paulo: Contexto, 2006 p. 10-11
SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Disponível em: http//www.anped.org.br//26/outros-textos//semagdsoares.doc>______, Magda Becker. Leitura e escrita. 26ª Reunião Anual da ANPED, Poços de Caldas, 2003.
WITTKE, C.I.; SCHNEUWLY, B. A didática na formação do professor de línguas sob a perspectiva do pesquisador Bernard Schneuwly. Calidoscópio, v. 14, n. 2, p. 350-361, mai/ago 2016.
ZINANI, C.J.a. SANTOS, S.R.P. Ensino de Literatura e Gêneros Textuais - Um Desafio Do Nosso