SABERES EM PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PROCURA POR UMA “PEDAGOGIA DA ESPERANÇA” E SEUS ENTRELAÇOS COM O PROCESSO EMANCIPATÓRIO DE LGBT

Autores

  • Mikael Lima Brasil Unidade Acadêmica de Enfermagem (UAENF), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Laís Vasconcelos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Larissa Ferreira de Araújo Paz Universidade de Pernambuco (UPE).
  • Javanna Lacerda Gomes da Silva Freitas Universidade Federal de Campina Grande
  • Júlio César Queiroz Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

A Educação Popular em Saúde (EPS) é um caminho capaz de contribuir com metodologias e saberes para a constituição de novos sentidos e práticas no âmbito do SUS e um instrumento imprescindível para o empoderamento dos sujeitos sobre sua saúde, compreendida em seu sentido amplo. Surgindo a partir de Movimentos Sociais, a EPS se agrega à causa LGBT a partir de alguns referenciais teóricos. Entre eles, o de Paulo Freire. Logo, este trabalho objetiva refletir a Educação Popular em Saúde no processo emancipatório de LGBT a partir das contribuições de Paulo Freire. Realizou-se um estudo dialético a partir das concepções de Diniz e Silva (2008) e Zago (2013) por meio da re(leitura) de obras do Educador Paulo Freire, do Caderno de Educação Popular em Saúde (BRASIL, 2014) e da Política Nacional de Saúde Integral LGBT (BRASIL, 2013). Na perspectiva deste estudo, o ideal emancipatório que a Educação Popular encontra no pensamento pedagógico Freireano traz embasamento problematizador sobre questões sociais que surgem através das relações entre oprimidos e opressores. Logo, entende-se que o padrão construído em torno da heteronormatividade traz consequências importantes para LGBT, inclusive no campo da saúde. Nesse sentido, a EPS aparece para reafirmar o compromisso do SUS com esta população. Assim, conclui-se que a EPS fundamentada nas obras de Paulo Freire é uma alternativa significativa para o empoderamento LGBT, uma vez que reconhecem a significação da existência humana como um ato plural na busca constante por um “inédito viável” e na crença em uma constante “Pedagogia da Esperança”.

Biografia do Autor

Mikael Lima Brasil, Unidade Acadêmica de Enfermagem (UAENF), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - 2016). Aperfeiçoamentos em Saúde da Pessoa Idosa e Atenção Domiciliar pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS UFMA - 2016). Especialista em Gestão e Enfermagem do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (UCAM - 2016). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva (NUPESC-UFCG) - Linha de Pesquisa: Educação, Trabalho e Gestão em Saúde. Área de Atuação - Saúde coletiva com ênfase nas seguintes temáticas: Educação Popular em Saúde, Envelhecimento humano, Gênero e Saúde. Docente colaborador dos componentes curriculares Saúde Coletiva II, Ensino e Pesquisa em Saúde II e Ensino em Pesquisa em Saúde II (prática) - Educação em Saúde - do curso de bacharelado em Enfermagem do CCBS-UFCG.

Laís Vasconcelos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é Bolsista do PIBIC/CNPq-UFCG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: História das Práticas e Saberes Médicos na linha de pesquisa Medicalização social, identidades e controle do corpo. Membro do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Enfermagem - Linha de Pesquisa: Cuidar em Enfermagem e Saúde da Mulher e do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva - Linha de Pesquisa: Educação, Trabalho e Gestão em Saúde. Desenvolve estudos envolvendo principalmente as temáticas relacionadas a Saúde Publica com enfoques em Saúde da mulher, Gênero, Enfermagem e História da saúde.

Larissa Ferreira de Araújo Paz, Universidade de Pernambuco (UPE).

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande. Residente do Programa de Residência Uniprofissional em Cardiologia (PROCAPE - UPE).

Javanna Lacerda Gomes da Silva Freitas, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2016. Bolsista do Ciências sem Fronteiras em enfermagem na Milwaukee School of Engineering (MSOE) no período de agosto 2014 à novembro 2015. Pesquisadora na University of Illinois at Chicago de maio à agosto 2015.Integrante no Pró-Saúde/Pet-Saúde de agosto 2012 à Julho 2014 na linha Rede Cegonha. Monitora bolsista da disciplina de Semiologia e Semiotécnica I nos semestres de 2011.1 e 2011.2. Atualmente, membro de Núcleo de Pesquisa em Saúde e Enfermagem na linha de Cuidar em Enfermagem e Saúde da Mulher.

Júlio César Queiroz, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrado em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2015), com área de concentração em Clínica Odontológica e projeto de pesquisa desenvolvido na linha de pesquisa Estudo das Alterações do Sistema Estomatognático. Especialista em Endodontia pela CIODONTO(2007). Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2002) e graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para Disciplinas das Séries Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional que lhe confere o título de licenciado pela Universidade Estadual da Paraíba (2005), com habilitação em Biologia Aplicada e Saúde Pública. Atualmente é cirurgião-dentista do PSF da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, cirurgião-dentista da UPA municipal de Caruaru e professor de Biologia na instituição - E.E.E.F.M. Professor Itan Pereira. Exerceu atividades como preceptor do programa PRÓ-Saúde / PET-Saúde na linha de ação Rede Cegonha desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande e já participou como suplente do Núcleo de Excelência Clínica Aplicada à Atenção Básica - NECAB. Suas áreas de atuação são: saúde pública, saúde coletiva, educação, endodontia, radiologia odontológica, imaginologia e biologia.

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Publicado

2017-07-26

Como Citar

Brasil, M. L., Santos, L. V., Paz, L. F. de A., Freitas, J. L. G. da S., & Queiroz, J. C. (2017). SABERES EM PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PROCURA POR UMA “PEDAGOGIA DA ESPERANÇA” E SEUS ENTRELAÇOS COM O PROCESSO EMANCIPATÓRIO DE LGBT. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 11(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/4127

Edição

Seção

Artigos Didáticos