A importância da monitoria na formação acadêmica do aluno do Curso de Serviço Social da UNIGRANRIO: um relato de experiência

Autores

  • Carla Carolinne Alves de Carvalho UNIGRANRIO
  • Cristiane Medeiros dos Santos UNIGRANRIO
  • Melissa Teixeira Cursino UNIGRANRIO
  • Vanessa de Almeida Mariquito UNIGRANRIO

Resumo

O presente artigo visa descrever as experiências das autoras no Programa de Monitoria doo Curso de Serviço Social da UNIGRANRIO campi Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Magé. Compreende-se por monitoria uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação acadêmica. Nesse sentido, será apresentada a importância da monitoria na formação acadêmica do monitor, suas vantagens e as dificuldades que permeiam nesse processo. Foi utilizada a observação participante, a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa como metodologia da pesquisa. Houve a compreensão que essa experiência foi de suma importância e proporcionou um crescimento pessoal e profissional como acadêmica de Serviço Social, além de favorecer uma visão real da vivência e das atividades da docência. O trabalho contribuiu para a reflexão e o fortalecimento nas atividades postas na sala de aula com os demais acadêmicos, propiciou um contato maior com a docência, além de rever os conteúdos anteriormente apresentados, contribuindo assim para a reflexão e o fortalecimento da ampliação do conhecimento.

Palavras chaves: Ensino, Monitoria, Serviço Social.

Downloads

Como Citar

Carvalho, C. C. A. de, Santos, C. M. dos, Cursino, M. T., & Mariquito, V. de A. (2015). A importância da monitoria na formação acadêmica do aluno do Curso de Serviço Social da UNIGRANRIO: um relato de experiência. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(1), 1–11. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/3027

Edição

Seção

Relato de Experiências