EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E O REAL NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA DE ENSINO REGULAR DA CIDADE DE MANAUS.

Autores

  • Susy Ellen Pacheco da Silva

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a questão da inclusão educacional das pessoas com deficiência considerando a realidade social e as dificuldades das mesmas quanto ao acesso ao sistema de ensino regular na cidade de Manaus. A educação inclusiva é uma questão complexa e que se insere na sociedade, como forma de garantir as pessoas com deficiência seu acesso a educação na rede de ensino regular. A educação inclusiva hoje no Brasil e, particularmente no Estado do Amazonas tem ganhado espaço garantindo as pessoas com deficiência, o acesso a educação e a escola regular. Diante disso, este estudo se propõe a conhecer as principais políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, identificando a importância da educação na realidade social das pessoas com deficiência, considerando suas dificuldades de acesso ao sistema de ensino regular e os benefícios da educação inclusiva para o exercício da cidadania dessas pessoas na cidade de Manaus. Porém, para a realização deste estudo foi necessário selecionar as escolas regulares que trabalham com a educação inclusiva em Manaus. Assim, a coleta de dados foi realizada por meio de formulários com perguntas abertas e fechadas e entrevistas com os sujeitos da pesquisa, além de levantamento do histórico das instituições e informações concernentes a matrículas desses alunos. O lócus da pesquisa foram a Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy e Escola Municipal Engenheiro João Alberto Meneses Braga. Esta pesquisa caracteriza-se pela utilização do método dialético que permite a compreensão do objeto na realidade dos sujeitos pesquisados, tendo esta caráter exploratório e uma abordagem quanti-qualitativa em que se trabalha o universo dos significados, dos valores e atitudes do sujeito-objeto de estudo. A amostra dessa pesquisa é de 18%, onde foram selecionado 20 sujeitos, sendo pais ou responsáveis pelos alunos com deficiência, professoras, pedagogas e gestores. Assim, esta pesquisa constitui-se numa forma de reconhecer e analisar a existência de instituições que ofereçam atendimento educacional as pessoas com deficiência na rede de ensino regular de Manaus, que tem criado políticas públicas voltadas a garantia do acesso desses alunos as escolas regulares de educação, mas que no entanto, não conseguem eliminar a segregação e a exclusão educacional ainda intensamente presente. Para que haja a real garantia do acesso a educação por parte das pessoas com deficiência no município, é preciso que essas políticas públicas de educação sejam revistas, e que as escolas regulares recebam o suporte necessário para assegurar este acesso e a permanência desses alunos em seus espaços. Portanto, conclui-se que as políticas públicas de educação atuais não conseguem obter êxito na garantia da educação aos alunos com deficiência, visto que estas são descontínuas e fragmentadas, sendo que nossas escolas e nossos profissionais da educação também não possuem capacitação e nem preparação para receber estes alunos e oferecer a eles uma educação de qualidade em igualdade de direitos com os demais alunos sem deficiência.

 

Biografia do Autor

Susy Ellen Pacheco da Silva

TRABALHO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO - MANAUS VOLTADO A ÁREA DE EDUCAÇÃO, COM FOCO NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA DE ENSINO REGULAR NA CIDADE DE MANAUS/AM. TENDO UMA ANÁLISE DA INCLUSÃO NO SISTEMA ESTADUAL E MUNICIPAL DE ENSINO REFERENTE AO ANO DE 2013.

Publicado

2018-11-23

Como Citar

Silva, S. E. P. da. (2018). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E O REAL NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA DE ENSINO REGULAR DA CIDADE DE MANAUS. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/3384

Edição

Seção

Monografia/Resenha