OS IMPACTOS DO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL NA PERSPECTIVA DO OPERARIADO: Reflexões para o Serviço Social

Autores

Resumo

Este breve trabalho conjunto tem por objetivo adentrar ao contexto histórico do processo de industrialização no Brasil no período de 1900/1920, protagonizando a percepção do operariado, enaltecendo o sindicalismo revolucionário e o anarquismo como um fator central como estratégia de organização em contraponto a ordem social hegemônica estabelecida. Destacamos e identificamos no decorrer da pesquisa particularidades de como foi essa vida operária, o que reivindicavam, como se deu a simbiose organizacional dentro desse movimento. Como método, tivemos o cuidado de dar maior visibilidade aos sujeitos históricos, identificando no singular de suas vivências elementos para fundamentar uma reflexão de como esse contexto histórico é importante para o Serviço Social. Chegamos a algumas conclusões centrais, onde percebemos que direitos que foram conquistados antes mesmo da profissão surgir no Brasil, são mesmos que estão sendo reivindicados na atualidade, porém no contesto de 1910/1920 era de conquista e proposição (ofensiva), uma vez que o operariado (provou) historicamente ser mais combativo nas suas reivindicações, e hoje, a luta é para não perder direitos (defensiva). Fica a reflexão: “Direito não se concede, se conquista”.

Biografia do Autor

João Paulo Rocha Ferrari, Autônomo

Graduando 8° semestre em Serviço Social, pesquisa para a títulação em bacharel em desenvolvimento: A contradição da industrialização no Brasil - A Reestruturação Produtiva e seus impactos no mundo do Trabalho e no Serviço Social. Aluno de iniciação científica em 2017 - pesquisa: O precário trabalho do call center frente a alienação e sua relação com a sindicalização. Estagiário CRAS CENTRO, Prefeitura Arujá e aprendiz da vida!

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

Rocha Ferrari, J. P. (2019). OS IMPACTOS DO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL NA PERSPECTIVA DO OPERARIADO: Reflexões para o Serviço Social. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 2(4), 136–161. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/5817

Edição

Seção

Artigos - Seção Temática