PROJETO ERA UMA VEZ... ATIVIDADES INTERGERACIONAIS: SOB A PERSPECTIVA DOS PAIS DAS CRIANÇAS PARTICIPANTES

Autores

  • Lena Lansttai Bevilaqua Menezees Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0001-6987-6383
  • Eli Fernanda Brandão Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Valdete de Barros Martins Universidade Católica Dom Bosco

Resumo

Nos últimos anos tem-se evidenciado um aumento da população idosa no Brasil, o que acarreta o surgimento de novas demandas. Juntamente com a longevidade, surgem os conflitos geracionais causados pelo enfraquecimento das relações intergeracionais, relacionados ao preconceito e estereótipos da velhice.  O presente trabalho tem como objetivo identificar quais foram os pontos positivos do Projeto “Era uma vez... Atividades intergeracionais” na perspectiva das mães das crianças participantes do projeto, no período de 2011, na cidade de Campo Grande/MS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, realizado através de entrevista semi-estruturada, por meio de formulários elaborados pela pesquisadora, utilizando-se para a interpretação dos dados, a técnica análise de discurso. Conclui-se que o “Projeto Era Uma Vez... Atividades Intergeracionais”, desenvolvido pelo SESC, mostra-se imprescindível para o diálogo e reflexão no que se refere à questão da velhice e do envelhecimento, proporcionado a valorização do idoso, e a convivência da criança com este público em específico, permitindo a construção compartilhada de saberes e o repasse cultural, combatendo preconceitos e estereótipos existentes.

Biografia do Autor

Lena Lansttai Bevilaqua Menezees, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Assistente Social Graduada pela Universidade Católica Dom Bosco. Especialista em Intensivisvo pela Universidade Anhanguera – UNIDERP. Especialista em Psicologia Jurídica e Mediação de Conflitos pelo Instituto de Educação Libera Limes e pós-graduanda no Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – Área de concentração: Atenção à Saúde do Idoso (PREMUS CCI) UFMS/ESP/SES.

Eli Fernanda Brandão Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Assistente Social do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. 

Assistente Social Graduada pela Faculdade Anhanguera-Uniderp. Especialista em Gestão das Políticas Sociais pela Faculdade de Educação São Luis e pós graduanda no programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS

Valdete de Barros Martins, Universidade Católica Dom Bosco

Possui mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Campus de Franca (2000). Professora aposentada, ministrou aulas na Universidade Católica Dom Bosco, (1995 a 2013) Foi coordenadora do Pós Graduação "Latu Sensu", lecionou em outras Universidades, funcionária pública municipal aposentada como assistente social pela Prefeitura de Campo Grande MS, em julho de 2012, possuindo larga experiência na gestão das políticas sociais. Ocupou vários cargos públicos: Presidente do Conselho Federal de Serviço Social; Membro da Federação Internacional dos Assistentes Sociais, representando América Latina e o Caribe, como membro do Conselho Federal de Serviço Social; Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social-CNAS, representando o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome: Diretora de Acompanhamento da Política de Assistência Social do MDS; Gestora Estadual da Assistência Social, ocupando o cargo de Presidente da Fundação de Promoção Social do Governo de MS: Secretária Municipal de Assistência Social de Dourados MS; exerceu representações como conselheira, da sociedade civil e governos, nas áreas da criança e do adolescente e da assistência social: prestou diversas assessorias na organização e gestão especialmente da política de assistência social em vários governos municipais e estaduais. Diretora do Instituto Sociedades Brasil, com sede em Campo Grande- MS, prestando diversas consultorias em políticas sociais.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

Bevilaqua Menezees, L. L., Lopes, E. F. B., & Martins, V. de B. (2020). PROJETO ERA UMA VEZ. ATIVIDADES INTERGERACIONAIS: SOB A PERSPECTIVA DOS PAIS DAS CRIANÇAS PARTICIPANTES. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(5), 101–112. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/5953

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres