TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS: COMO QUE A MISÉRIA DO CORPO POBRE SE APROPRIA DO COTIDIANO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE CORONAVÍRUS?

Autores

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo a discussão acerca de minhas inquietações: de que forma a miséria do corpo pobre que reside nos territórios periféricos se apropria do cotidiano na cidade do Rio de Janeiro em tempos de pandemia?  Visando atingir o objetivo para elaboração do artigo, foi utilizado como metodologia a pesquisa bibliográfica. Tal tema parte da hipótese de que o corpo, e não qualquer corpo, mas sim um corpo pobre e muitas das vezes um corpo racializado; se apropria da cidade na pandemia por meio de diversas mediações, sendo a mais terrível de todas: por meio de um corpo sem vida.

Biografia do Autor

Patricia Nicola Menezes, Mestra em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Mestre em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (2020). Pós-graduada em Políticas Sociais pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy- Unigranrio (2017). Pós graduada em Responsabilidade Social e Elaboração de Projetos Sociais pela Universidade Veiga de Almeida (2010). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy-Unigranrio (2008). Atuou como assistente social na Subsecretaria de Estado de Saúde e Prevenção à Dependência Química, atuou como professora colaboradora do Curso de Serviço Social da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO e atuou como Assistente Social na Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro no Programa Minha Casa Minha Vida. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa UrbanoSS- Grupo de Estudos Marxistas-Lefebvrianos sobre Espaço Urbano, vida cotidiana e Serviço Social.

 

 

Contato:  

E-mail: [email protected]

Tel.: 9.9879-9919

 

Downloads

Publicado

2021-07-07

Como Citar

Menezes, P. N. (2021). TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS: COMO QUE A MISÉRIA DO CORPO POBRE SE APROPRIA DO COTIDIANO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE CORONAVÍRUS?. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(6), 1–17. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/6588

Edição

Seção

Artigos - Seção Temática