UM SOPRO DE ESPERANÇA NA AMÉRICA LATINA: A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBlICAS PARA A SEGURANÇA E SOBERANIA ALIMENTAR

Autores

Resumo

: O presente artigo tem como objetivo de descrever, comparar e avalizar as políticas públicas desenvolvidas com a finalidade de alcançar a segurança e soberania alimentar nas escolas públicas do Brasil e Bolívia respectivamente. O período analisado aqui é referente aos dois mandatos presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011), no Brasil, e do boliviano Juan Evo Morales (2006-2014.). Analisaremos especificamente as políticas públicas denominadas como PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) desenvolvidas nestes dois países.  Este tema é muito recorrente e de extrema importância nas agendas políticas governamentais dos países latino americanos, pois é uma das formas de diminuir a fome e possibilitar o acesso a um alimento de origem saudável a população, conseqüentemente aos estudantes mais pobres. Depois de sistematizadas e comparadas, as políticas públicas serão avaliadas a partir dos relatórios, base de dados e bibliografia sobre o tema disponível.

Biografia do Autor

Larissa Dulce Moreira Antunes, UFVJM (UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI)

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), com especialização na área de Ensino de Sociologia (EAD) pela UFSJ Universidade Federal de São Jõao Del Rei - UFSJ (2019). É mestranda e bolsista no Programa de Pós Graduação em Estudos Rurais pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Tem experiência nas áreas de Ciência Política, Sociologia Política e Filosofia Política. Atualmente dedica-se as áreas de Sociologia Rural, Estudos Latino Americanos, Marxismo, Reforma Agrária, e Estado Plurinacional.

Downloads

Publicado

2021-07-07

Como Citar

Antunes, L. D. M. (2021). UM SOPRO DE ESPERANÇA NA AMÉRICA LATINA: A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBlICAS PARA A SEGURANÇA E SOBERANIA ALIMENTAR. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(6), 151–178. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/6616

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres