OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA(O) ASSISTENTE SOCIAL: desafios postos ao estágio supervisionado e ao exercício profissional.

Autores

  • Diego Augusto Rivas dos Santos Unigranrio
  • Renata Goulart Franciscano do Amaral Unigranrio/ Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo é proveniente de reflexões e inquietudes que emergiram com a propagação da doença SARS-Cov-2 ocasionada por um coronavírus que provocou a adoção de medidas de isolamento e distanciamento social adotados por toda a população em nível planetário. A pandemia do COVID-19 reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e a crise sanitária resultante desse cenário pandêmico, observadas no Brasil, provocou a adoção de medidas drásticas, porém necessárias, como forma de evitar a propagação do vírus que pudesse a vir sobrecarregar os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) que não encontra-se preparado para receber um volume tão alto de demanda. Deparamo-nos com a suspensão de diversas atividades, inclusive as educacionais e os respectivos estágios supervisionados. A partir dessa vivência que esse estudo é elaborado, tomando por base as experiências vivenciadas pelos autores: a) docente e assistente social de uma instituição de ensino superior e; b) discente de Serviço Social vinculada à mesma instituição de ensino superior e estagiária do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. As reflexões aqui tecidas são provenientes das novas estratégias adotadas neste momento marcado por incertezas e novas descobertas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, construída a partir de um levantamento bibliográfico sobre o assunto e a necessidade de aprofundar o debate sobre o tema formação e atuação profissional da(o) Assistente Social, abrangendo o estágio supervisionado e o exercício profissional.

Biografia do Autor

Diego Augusto Rivas dos Santos, Unigranrio

Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO (2007 - 2010). Especialista em Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio (2012 - 2013). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2013-2015). Experiência como Assistente Social de aproximadamente 07 anos e atua como Professor Universitário desde 2013. Atualmente é professor da graduação em Serviço Social da UNIGRANRIO, lecionando disciplinas nas modalidades presencial e online. É membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE e atua na Coordenação de Estágio do Curso de Serviço Social da UNIGRANRIO. Apresenta experiência como professor e coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas Sociais (Especialização) da UNIGRANRIO. E-mail para contato: [email protected] [email protected]

Renata Goulart Franciscano do Amaral, Unigranrio/ Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Serviço Social do 5º Período da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO. Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudo de Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade do Curso de Serviço Social da UNIGRANRIO desde 2019. Atualmente é Estagiária Remunerada da ETIC - Equipe Técnica Interdisciplinar Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro a quase 01 ano. E-mail para contato: [email protected].

Downloads

Publicado

2021-07-07

Como Citar

Santos, D. A. R. dos, & Amaral, R. G. F. do. (2021). OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA(O) ASSISTENTE SOCIAL: desafios postos ao estágio supervisionado e ao exercício profissional. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(6), 43–60. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/6674

Edição

Seção

Artigos - Seção Temática