OS CLÁSSICOS DA TEORIA SOCIAL: UM RESGATE NECESSÁRIO AO ASSISTENTES SOCIAIS

Autores

  • Karoline Claudino Guimarães Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Resumo

O presente texto objetiva apresentar alguns dos principais aspectos que compõem a teoria social em Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim – considerados o tripé da sociologia. O intuito é demonstrar a atualidade do pensamento dos autores, sobretudo diante da ascensão dos (duvidosos) ideais pós-modernos. Para isso, buscar-se-á elucidar algumas das características teórico-metodológicas mais prementes desse trio de clássicos, apontando as principais diferenças entre suas concepções, principalmente no que concerne ao sujeito, ao Estado e à sociedade.


Biografia do Autor

Karoline Claudino Guimarães, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Karoline Claudino é Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2017) e Especialista em Políticas Sociais e Intersetorialidade pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF FIOCRUZ - 2020). Atualmente, é mestranda em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) - bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Claudino Guimarães, K. (2022). OS CLÁSSICOS DA TEORIA SOCIAL: UM RESGATE NECESSÁRIO AO ASSISTENTES SOCIAIS. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(7), 12–32. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/6979

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres