TRABALHO PROFISSIONAL NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE BELÉM/PA: notas introdutórias acerca das condições de trabalho das (os) assistentes sociais

Autores

Resumo

Este artigo objetiva explanar os resultados alcançados nos relatórios de pesquisa de Iniciação Cientifica (PIBIC) no período de 2019 – 2020, onde propuseram analisar as condições de trabalho postas pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) aos Assistentes Sociais no município de Belém/PA. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com assistentes sociais que atuavam no CRAS e CREAS localizados em 04 territórios, em sequência foram sistematizadas e analisadas utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009).  Foi possível visualizar que as inflexões ultraneoliberais afeta uma grande massa de trabalhadores, incluído as (os) assistentes sociais, em especial as (os) que atuam na operacionalização do SUAS, política esta que sofre com o constante desfinanciamento estatal para garantir a oferta dos serviços com qualidade, logo, as condições éticas e técnicas postas à categoria não coadunam com as legislações normativas que norteiam o trabalho profissional, estes veem criando possibilidade e alternativas para garantir as (os) usuárias (os) o mínimo de qualidade de atendimento.

Biografia do Autor

Jheninffer Priscila Matos de Figueiredo., Universidade Federal do Pará

Assistente Social, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora no Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Serviço Social e Política Social na Amazônia (GEPSS/UFPA) e no Grupo de Estudos e Pesquisas: Trabalho, Direitos Humanos e Seguridade Social (TRADHUSS).

Reinaldo Nobre Pontes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid, Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e especialista em metodologia do Serviço Social (UFPa) e Criança e adolescentes (PUC-SP. Professor Associado 1 na Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Serviço Social e Política Social na Amazônia (GEPSS/UFPA)

Cilene sebastiana da Conceição Braga, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Bacharelado em Serviço Social pela Universidade da Amazônia (1997), especialização em Política Social pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (2002), doutorado em Politica Social pela Universidade de Brasília (2013) e Pós-doutorado em Política Social pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE/Portugal. Já atuou como Presidente dos Conselheiros de Serviço Social do Distrito Federal e do Estado do Pará. Intergra o grupo de Estudos TRADHUSS - Trabalho, Direitos Humanos e Seguridade Social da UFPA e também integra a Rede de Pesquisa Família e Política Social - REFAPS. É professora adjunto do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará ( desde 2014) . Realiza estudos e pesquisas sobre Serviço Social, Políticas Sociais, Famílias, Formação Profissional e Trabalho. Atualmente desenvolve pesquisas em dois projetos de intercâmbio, um no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia / PROCAD- Amazõnia - CAPES, denominado "A formação e o Trabalho Profissional do Assistente Social, aproximações e Particularidades entre Amazônia e Sul do Brasil" em parceira com o Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia/ UFAM e os Programas de Pós-graduação em Serviço Social da PUCRS e da UFPA. O outro, diz respeito ao Projeto de coorperação interncional denominado " Políticas Familiares direcionadas para conciliação entre trabalho Profissional e trabalho no familiar da mulher chefe de Família no Brasil e Portugal" em parceria entre o PPGSS/UFPA e o O CIES-IUL - Centro de investigação universitário de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE/Portugal.

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

Matos de Figueiredo., J. P., Pontes, R. N., & Braga, C. sebastiana da C. (2023). TRABALHO PROFISSIONAL NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE BELÉM/PA: notas introdutórias acerca das condições de trabalho das (os) assistentes sociais. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(8), 42–61. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/7567

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres