Análise do Plano de Turismo Municipal de São Paulo (PLATUM), com enfoque no desenvolvimento socioeconômico
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v9n2.3419Resumo
Para tratar do turismo, o desenvolvimento socioeconômico é imprescindível nas análises. Objetiva-se, na presente pesquisa qualitativa, analisar o Plano de Turismo Municipal (PLATUM) 2011-2014, da cidade de São Paulo, com base nas diretrizes do desenvolvimento turístico e seus reflexos no desenvolvimento socioeconômico. O método empregado consistiu em análise de conteúdo, aplicada, com base em conjunto de técnicas parciais, diferentes e complementares entre si, a fim de explicar e sistematizar informações documentais, atribuindo-lhe um ou mais significados, com bases dedutivas. Estabeleceram-se cinco categorias de análise: 1) planejamento público; 2) concepção e implementação de estratégias no espaço urbano e avaliação; 3) participação comunitária; 4) governança; 5) educação. Verifica-se que o PLATUM é essencial para o desenvolvimento do turismo na cidade, porém se questiona a falta de aprofundamento em ações que enfatizam mais a promoção turística do que as propostas de estratégias que visem à integração de segmentos e ao desenvolvimento turístico/socioeconômico.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.