Palavras da Diretora

Autores

  • Deborah Moraes Zouain EBAPE/FGV

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v8n2.3452

Resumo

Cruzeiros marítimos: histórico, evolução e tipologia voltados à hospitalidade comercial, de autoria de Dennis Minoru Fujita e Heitor Franco de Andrade Júnior, analisa a evolução, o histórico do segmento e a tipologia das embarcações para que se compreendam as limitações, mas principalmente os diferenciais de mercado ofertados por esse equipamento de hospitalidade.

 

Hospitalidade nos cruzeiros marítimos: conceitos e preceitos para segurança e bem-estar do viajante, de autoria de Minoru Fujita e Heitor Franco de Andrade, procede à construção do conceito de hospitalidade comercial e seus desdobramentos nos cruzeiros marítimos, ressaltando os fatores de segurança e saúde a bordo, apresentando-se esse modelo referencial para os demais equipamentos de serviço da área de hospitalidade.

 

Valorização da formação geológica Caldeirões como patrimônio e atrativo turístico de Lajedo, Pernambuco, de autoria de Vanderly Marinho da Silva e Senia Bastos, objetiva engajar os moradores de Lajedo na luta pela preservação do patrimônio natural Caldeirões, e estimular a responsabilidade compartilhada sobre sua destinação econômica. Apresenta-se como resultado o debate sobre o seu uso atual e futuro, constatado por meio das 1.567 pessoas que se deleitaram com a Causa Caldeirões no Facebook, e a mobilização presencial que resultou na limpeza do local e em um simbólico abraço.

 

Os conhecimentos dos organizadores de eventos em primeiros socorros, de autoria de Bruna Dorabiallo de Oliveira e Luciane Patrícia Oliari, discute o conhecimento em primeiros socorros dos organizadores de eventos, considerado decisivo para a tomada de decisão em acontecimentos inesperados. Verifica-se que há conhecimentos prévios sobre primeiros socorros, porém não suficientes para atender de maneira adequada a situações de urgência e emergência nos eventos. Sugere-se a criação de material de consulta permanente sobre primeiros socorros para organizadores de eventos e a composição de uma ação de capacitação específica para esse público.

 

A gastronomia como diferencial de hospitalidade e entretenimento: uma análise virtual, de autoria de Diego César Terra de Andrade, objetiva identificar, com base em pesquisa realizada em websites, qual a importância que, nos meios de hospedagem, se dá à gastronomia, como diferencial de hospitalidade e entretenimento, de modo a ser percebida nos meios de comunicação das destinações turísticas. 

 

Boa leitura!

Deborah Moraes Zouain  //  Editora

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

Zouain, D. M. (2015). Palavras da Diretora. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 8(2). https://doi.org/10.17648/raoit.v8n2.3452

Edição

Seção

Editorial