O mercado de cruzeiros marítimos no Brasil: uma análise da demanda potencial no estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Fabiana Leal
  • Maria Soares
  • Natalia Pacheco
  • Teresa Catramby
  • Thays Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v7n3.3472

Resumo

Este trabalho versa sobre aspectos de um setor em expansão: o de cruzeiros marítimos. Objetivou-se pesquisar e analisar um público específico: pessoas que nunca realizaram uma viagemde cruzeiro — grupo que representa uma demanda potencial para o setor. Construiu-se oreferencial teórico com base em temáticas de turismo náutico, grandes eventos e impactoeconômico. Como metodologia, realizou-se pesquisa de campo, na qual a coleta dos dadosse deu por meio de questionários, com perguntas abertas e fechadas, enviados a um públicoaleatório com utilização da plataforma eletrônica. Delimitou-se a amostra entre cem pessoasresidentes no estado do Rio de Janeiro. Tabularam-se os resultados por meio de tratamentoestatístico e, com os dados analisados, espera-se contribuir para o planejamento deste setor.

DOI: 10.12660/oit.v7n3.7872

http://dx.doi.org/10.12660/oit.v7n3.7872

Downloads

Publicado

2013-03-27

Como Citar

Leal, F., Soares, M., Pacheco, N., Catramby, T., & Guimarães, T. (2013). O mercado de cruzeiros marítimos no Brasil: uma análise da demanda potencial no estado do Rio de Janeiro. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 7(3). https://doi.org/10.17648/raoit.v7n3.3472

Edição

Seção

Artigos