TURISMO 2.0: Um Estudo de Perfil de Usuários da Rede Couchsurfing

Autores

  • Mariana Dutra

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v7n3.3473

Resumo

A rede Couchsurfing é um meio utilizado por diversos turistas independentes para se hospedar,enquanto viajam, e conhecer um pouco da cultura local. A rede oferece intercâmbio de hospitalidadeentre seus membros, permitindo que estes se hospedem uns na casa dos outros,gratuitamente, ao redor do mundo. O objetivo deste trabalho é conhecer o perfil dos usuáriosda rede. Para tanto, foi realizada uma análise de conteúdo, com inspiração na netnografia, dosperfis públicos de usuários no site da rede. Como principais características encontradas foipossível verificar que se tratam de pessoas jovens, com idade média de 28,5 anos e o domíniomédio é de 3,87 idiomas. Como valores compartilhados pelos usuários, encontramos o uso debrincadeiras, a referência, tanto favorável quanto desfavorável ao uso de drogas lícitas ou ilícitas,o culto à natureza e às artes e a falta de preconceitos.

DOI: 10.12660/oit.v7n3.7873

http://dx.doi.org/10.12660/oit.v7n3.7873

Downloads

Publicado

2013-03-27

Como Citar

Dutra, M. (2013). TURISMO 2.0: Um Estudo de Perfil de Usuários da Rede Couchsurfing. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 7(3). https://doi.org/10.17648/raoit.v7n3.3473

Edição

Seção

Artigos