Questão de educação: como o Turismo ensina?
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v6n1.3491Resumo
Por este artigo, elabora-se uma reflexão acerca das interfaces da atividade turística e da educação. Tal inquietação surgiu com base na ideia da urgente implantação da educação moderna, da irrevogável formação universal e da habilidade de aprender a viver junto. Sabe-se que o turismo coloca em contato diversas pessoas, as quais carregam diferentes pontos de vista, cosmovisões, interpretações do entorno e distintos capitais culturais — sendo essas interações favorecedoras do processo de autoeducação. Assim, o objetivo foi o de proporcionar uma nova perspectiva da união do fenômeno turístico à formação educacional dos indivíduos, e, para tanto, foram estudados os principais mecanismos que podem fazer do turismo uma experiência de cunho educativo. Este artigo é, pois, um ensaio teórico cujo resultado é a constatação de que o turismo atua como agente educacional e apresenta características que catalisam o processo de construção dos conhecimentos.Downloads
Publicado
2011-05-11
Como Citar
Manhães, B. C. R., & Locatelli, A. C. D. (2011). Questão de educação: como o Turismo ensina?. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 6(1). https://doi.org/10.17648/raoit.v6n1.3491
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.