Turismo sustentável: um estudo de caso referente à manutenção do Programa Bandeira Azul, em Jurerê Internacional
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v6n3.3503Resumo
O conceito de sustentabilidade passa a ter notoriedade em vários segmentos, e o turismo é uma das áreas em discussão. Algumas certificações surgem visando ao desenvolvimento sustentável; entre elas, o Programa Bandeira Azul, que se configura como uma certificação ambiental que busca elencar uma série de implementações que tornem praias e marinas referências para turistas que buscam o lazer numa perspectiva responsável. No cenário brasileiro, no ano de 2009, a primeira praia a obter tal certificação foi Jurerê Internacional, situada ao norte de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Pelo presente estudo, visa-se a descrever um panorama das estratégias de manutenção adotadas no primeiro ano de implantação do Programa na praia de Jurerê Internacional, evidenciando-se o andamento e as medidas desenvolvidas, além do impacto na sociedade local da região. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso, utilizando-se, como instrumentos, a entrevista com os responsáveis da certificação do selo internacional no Brasil e a associação de moradores do local, assim como a análise documental e a técnica de observação não participante. Algumas medidas precisam ser repensadas, visando ao prosseguimento do Programa em Jurerê Internacional, visto que a certificação para a temporada 2010/2011 foi suspensa em 28 de janeiro de 2011, em função do não cumprimento de alguns critérios, tais como o não comprometimento da parceria pública e a fraca mobilização dos usuários da praia.Downloads
Publicado
2011-11-22
Como Citar
Neto, L. M., Pereira, J., & Felippe, S. (2011). Turismo sustentável: um estudo de caso referente à manutenção do Programa Bandeira Azul, em Jurerê Internacional. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 6(3). https://doi.org/10.17648/raoit.v6n3.3503
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.