Estudo do processo de decisão de compra adotado pelos turistas na compra dos serviços de hospedagem ofertados pelas pousadas de Paraty-RJ
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v6n3.3505Resumo
Neste estudo, de natureza exploratória e descritiva, analisou-se o processo de decisão de compra adotado por turistas na aquisição de serviços de hospedagem ofertados por pousadas de Paraty-RJ, concentrando-se no processo de decisão de compra e suas etapas: reconhecimento do problema, busca por informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e avaliação pós-compra. Como instrumento para coleta de dados, aplicou-se questionário a 124 turistas. Analisaram-se os dados, usando o software SPSS por meio de frequência e cruzamento de variáveis (crosstabs). Verificou-se que as variáveis — comodidade, grupos de referência, higiene e amigos — caracterizam as etapas do processo de decisão de compra relativas ao reconhecimento de necessidade, busca de informações, avaliação de alternativas e decisão de compra, respectivamente. Em relação à pós-compra, o conceito ótimo prevaleceu sobre os demais. No perfil do consumidor, sobressaem os turistas brasileiros, casados, do sexo masculino, com idades entre 21 e trinta anos, com curso superior e renda entre R$2.201,00 e R$3.400,00Downloads
Publicado
2011-11-22
Como Citar
Filho, J. R. do P., Neto, O. J. de O., Silva, M. A. da, Maia, L. C. de C., & Prado, R. A. D. P. do. (2011). Estudo do processo de decisão de compra adotado pelos turistas na compra dos serviços de hospedagem ofertados pelas pousadas de Paraty-RJ. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 6(3). https://doi.org/10.17648/raoit.v6n3.3505
Edição
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Artigos
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