EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v4n1.3532Resumo
Na primeira edição de 2009, são apresentados cinco artigos com relevantes temas a respeito da atividade turística.
O primeiro artigo, intitulado “A natureza das políticas públicas: ecoturismo e conservação ambiental em Bonito-MS” ressalta a importância das políticas públicas de turismo para o desenvolvimento do ecoturismo naquela região. Os autores fizeram uma pesquisa exploratória, utilizando, para tanto, dados documentais secundários e observações in loco.
Em seguida, o artigo ”Inovação em serviços turísticos: a percepção desse processo em agências de viagens” enfatiza a necessidade de inovar os serviços das agências de viagens, de modo a tornarem-se mais competitivas perante o mercado. Tal artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou verificar qual a percepção de proprietários, gerentes e agentes de viagens sobre a inovação nas agências de viagens do município de Balneário Camboriú, SC.
Na sequência, o artigo “Políticas de turismo: a percepção do empreendedor local em relação ao turismo no Vale do Café” pretende avaliar a situação da atividade turística do município de Barra do Piraí (RJ) na ótica de seus empreendedores e, para tanto, foi aplicado questionário aos empreendedores turísticos locais, atuantes em segmentos turísticos diversos e com diferentes padrões de atividades. No artigo também é possível entender alguns outros conceitos de turismo histórico-cultural, turismo rural e ecológico.
“Motivações do público homossexual na escolha dos destinos turísticos” é o título do quarto artigo dessa edição e através da leitura do mesmo, o leitor poderá aprofundar o conhecimento do comportamento do consumidor, compreender a segmentação de mercado para o público GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) de Recife e suas principais motivações para escolha do destino turístico.
O quinto e último artigo aborda o tema “Condomínios fechados, residências secundárias e o uso do espaço público pelo capital imobiliário”, de grande relevância para o turismo e está em evidência, no momento. O objetivo da pesquisa é analisar qual a relação da produção e consumo de residências secundárias com o espaço público, observando se esse tipo de alojamento turístico tem desencadeado a apropriação dos espaços públicos em benefício do capital privado.
Por fim, a edição é finalizada com uma resenha, elaborada por Christian Jean-Marie Boudou, referente ao livro "Teoria do turismo: conceitos, modelos e sistemas", publicado em 2008 pela editora Aleph.
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