Globalização, turismo e residências secundárias: o exemplo de Salvador-Bahia e de sua região de influência
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v4n3.3547Resumo
O objetivo deste trabalho é o de analisar o impacto da globalização nas atividades de turismo, recreação e lazer em Salvador, na baía de Todos os Santos e no litoral norte da Bahia. Neste estudo, tomou-se, como elemento fundamental, o crescimento das residências secundárias, considerando-se sua relevância atual na discussão sobre a relação entre turismo e globalização. Para tanto, utilizou-se o modelo de Lundgren (1974) sobre residências secundárias em torno das cidades, confrontando-o com a realidade atual trazida pela globalização. A metodologia baseia-se em uma análise estatística e cartográfica e em visitas de campo. Os trabalhos efetuados indicam, como resultado, um rápido crescimento das atividades de turismo associadas a residências secundárias, envolvendo investimentos estrangeiros, desde 2000, com o início da operação de grandes resorts. A previsão, a curto prazo, é a continuidade desse processo em um ritmo mais rápido.Downloads
Publicado
2011-01-12
Como Citar
Silva, B.-C. M. N., Carvalho, S. S. de, & Silva, S. B. de M. e. (2011). Globalização, turismo e residências secundárias: o exemplo de Salvador-Bahia e de sua região de influência. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 4(3). https://doi.org/10.17648/raoit.v4n3.3547
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.