Gestão em hotelaria e sustentabilidade ambiental: análise da experiência do Programa Bem Receber na região das hortênsias (serra gaúcha)
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v4n3.3548Resumo
Procedimentos ambientalmente responsáveis na gestão em turismo e hotelaria contribuem para o desenvolvimento socioeconômico. O objetivo deste artigo é analisar qualitativamente o resultado do Programa Bem Receber para os meios de hospedagem do primeiro grupo de participantes na região das hortênsias (serra gaúcha). O Programa Bem Receber visa a proporcionar conhecimentos de gestão e sustentabilidade ambiental a gestores de meios de hospedagem com até 50 UHs (unidades habitacionais), distribuídos em pelo menos trinta destinos turísticos do Brasil. As atividades abrangem capacitações, oficinas e consultorias técnicas para a implantação de práticas de conservação do meio ambiente. O procedimento metodológico deste artigo compreende a comparação entre a situação das empresas antes e após a implementação das práticas do Programa, por meio de entrevistas com os participantes. Para isso, aplicou-se um instrumento com perguntas abertas. A análise das entrevistas com os empreendedores mostra a tendência a aumento de retornos financeiros, fortalecimento de imagem e fidelização de clientes dos estabelecimentos participantes do Programa Bem Receber. A expectativa, porém, é de que, uma vez que haja continuidade na implementação das práticas, os retornos sejam a médio e a longo prazos.Downloads
Publicado
2011-01-12
Como Citar
Laidens, M. C., Zanette, F. C., & Tomazzoni, E. L. (2011). Gestão em hotelaria e sustentabilidade ambiental: análise da experiência do Programa Bem Receber na região das hortênsias (serra gaúcha). REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 4(3). https://doi.org/10.17648/raoit.v4n3.3548
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.