O modelo turístico potiguar e seus efeitos sócioespaciais nas comunidades litorâneas
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v4n4.3554Resumo
O trabalho tem como foco central a discussão do modelo turístico potiguar, decorrente das políticas de turismo vigentes no Rio Grande do Norte, destacando as formas de inserção das comunidades litorâneas na atividade turística propiciada por este modelo. Foram pesquisadas localidades litorâneas de quatro municípios situados no entorno de Natal — Ceará-Mirim, Extremoz, Parnamirim e Nísia Floresta — contemplados pelo PRODETUR/RN I e II. Na metodologia adotada, foi efetuada a aplicação de questionários entre os residentes. A pesquisa procura analisar os impactos das políticas públicas de turismo nas comunidades locais, tendo em vista o discurso amplamente difundido pelos agentes turísticos hegemônicos, isto é, o estado e o mercado, de que o turismo se constitui atualmente em uma das principais atividades desencadeadoras de emprego e renda.Downloads
Publicado
2011-01-12
Como Citar
Taveira, M. da S., & Fonseca, M. A. P. da. (2011). O modelo turístico potiguar e seus efeitos sócioespaciais nas comunidades litorâneas. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 4(4). https://doi.org/10.17648/raoit.v4n4.3554
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.