Planejamento e Gestão de Intervenções Urbanas como Estratégia de Desenvolvimento dos Grandes Destinos Turísticos
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v2n1.3590Resumo
Muitas cidades têm empreendido significativas mudanças no planejamento e gestão do espaço urbano com o objetivo de se tornarem atraentes no competitivo mercado global para empresas, investimentos, eventos e sobretudo para o turismo. Este artigo busca fornecer subsídios aos planejadores e gestores de turismo das cidades que desejam tornar-se um destino internacional, particularmente as brasileiras. A partir da revisão de literatura, os autores discutem as contribuições do planejamento e da gestão de intervenções para o desenvolvimento de localidades de modo a posicioná-las no circuito turístico internacional; Constroem finalmente um Modelo de Análise de Intervenções Urbanas para o Desenvolvimento do Turismo para aplicação em projetos de desenvolvimento de recursos turísticos, buscando transformá-los em produtos capazes de aumentar o número de visitantes, inserir as localidades no mercado internacional, melhorar os indicadores sociais, econômicos e ambientais, dentre outros resultados.Downloads
Publicado
2008-11-05
Como Citar
Alvares, L. C., Teixeira, L. A. A., & Bessa, A. S. M. (2008). Planejamento e Gestão de Intervenções Urbanas como Estratégia de Desenvolvimento dos Grandes Destinos Turísticos. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 2(1). https://doi.org/10.17648/raoit.v2n1.3590
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.