A Favela e seus trânsitos turísticos
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v2n2.3595Resumo
Discute-se o processo de elaboração da favela como atração turística inserindo-o em um duplo contexto: no campo dos chamados tours de realidade e no fenômeno de circulação global da favela como trademark. Apresenta-se como referente empírico a Rocinha, caso paradigmático de “favela turística”, com passeios ocorrendo regularmente desde inícios da década de 1990 e com um volume de cerca de três mil turistas por mês. A metodologia envolve diferentes estratégias de pesquisa: entrevistas em profundidade com informantes qualificados, observações de campo e observação participante nos tours. O artigo encerra com algumas ponderações sobre a prática do turismo em áreas de pobreza.Downloads
Publicado
2008-11-05
Como Citar
Freire-Medeiros, B. (2008). A Favela e seus trânsitos turísticos. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 2(2). https://doi.org/10.17648/raoit.v2n2.3595
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.