EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v2n4.3607Resumo
Estamos lançando a última edição da Revista Observatório de Inovação do Turismo, do ano de 2007. Nela são publicados cinco artigos, onde será possível fazer uma reflexão sobre os atuais temas nas diversas áreas de atuação do Turismo.
O primeiro artigo é sobre o Turismo espeleológico na Amazônia, de autoria de Aldemir Pereira dos Santos Júnior e Jesseneide Pereira Limonge, onde será possível entender, um pouco mais, sobre a relevância do potencial turístico da caverna do Maroaga, em Presidente Figueiredo, um tema que ainda é pouco explorado no Brasil.
Em seguida, apresentamos um estudo sobre uma nova conceituação de Hotéis que vem despontando na Cidade de São Paulo, denominada hotelaria exclusiva, com as principais características de luxo, design e originalidade.
Nosso terceiro artigo, redigido por Yara Silvia Marques de Melo Issa, é um estudo sobre a produção do turismo e sítios simbólicos de pertencimento: inserção da comunidade local como fator de hospitalidade e teve, como evidência, o município de São Luís do Paraitinga. A autora realizou pesquisas e avaliou aspectos, como a inserção da mão-de-obra local no turismo como fator de hospitalidade.
A formação dos circuitos turísticos mineiros: uma política pública descentralizada e democratizante? Esse é o título do nosso quarto artigo, que versa sobre a relação Estado e Sociedade no desenvolvimento turístico, e apresenta a estrutura do turismo em Minas Gerais.
O último artigo dessa edição é de autoria de Maria Antonietta Castro Pivatto e José Sabino, que fizeram um estudo sobre infra-estrutura receptiva para o turismo de observação de aves no Pantanal Sul e Planalto da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul. O estudo, que tem por finalidade identificar a viabilidade do turismo de observação de aves, foi realizado através de aplicação de questionários para sítios turísticos e pousadas pantaneiras, sendo os resultados analisados quantitativamente.
Desejamos uma ótima leitura e Boas Festas!
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.