Turismo espeleológico na Amazônia: estudo de caso da Caverna do Maroaga em Presidente Figueiredo, ano 2006
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v2n4.3608Resumo
A diversidade de recursos bióticos e abióticos existentes na região amazônica ainda são pouco efetivados na otimização gerencial das atividades turísticas, fato consumado tanto pelo exíguo levantamento de dados ecológicos específicos da área quanto pela carência de análises holísticas in loco das múltiplas formas de exploração desses recursos pelos stakeholders locais. O objetivo deste trabalho consiste em estudar as peculiaridades estratégicas e a relevância do potencial turístico da Caverna do Maroaga para o município de Presidente Figueiredo, dando ênfase às características ambientais e à análise situacional de utilização pelos diversos atores sociais. Justifica-se a análise por considerar a Caverna Maroaga um recurso turístico identidário e potencial da região amazônica, embora desarticulada desse tipo de otimização, tornando-se praticamente inexplorada essa atratividade como diferencial e valor agregado no pacote turístico. Diante desse retrato, este trabalho procurará fornecer como resultado uma avaliação primeira sobre a Caverna do Maroaga, propiciando subsídios futuros para a elaboração de um planejamento estratégico específico para o turismo espeleológico na AmazôniaDownloads
Publicado
2008-11-05
Como Citar
Limonge, J. P., & Júnior, A. P. dos S. (2008). Turismo espeleológico na Amazônia: estudo de caso da Caverna do Maroaga em Presidente Figueiredo, ano 2006. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 2(4). https://doi.org/10.17648/raoit.v2n4.3608
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.