Produção do turismo e sítios simbólicos de pertencimento: inserção da comunidade local como fator de hospitalidade
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v2n4.3610Resumo
Com base na teoria dos sítios simbólicos de pertencimento de Zaoual, a pesquisa discute a questão da inserção do turismo em economias locais, tomando como evidência empírica o município de São Luís do Paraitinga. Analisa também a questão da inclusão e exclusão da população local no mercado de trabalho, criado pela atividade turística, considerando que a inserção da comunidade é um elemento fundamental para a hospitalidade do local turístico. Por meio de pesquisas exploratória, bibliográfica e documental, são construídos o referencial teórico e o histórico do município — cultura e fases de desenvolvimento —, as diferentes fases por que passou a política econômica no Brasil e a organização da atividade turística e seus reflexos no local estudado. A pesquisa de campo adotou a observação direta e indireta, com entrevistas formais e informais, visitas técnicas e pesquisa em arquivos e investigou a situação de empresários e funcionários que atuam no setor de atendimento ao turista, procurando identificar como se estruturam as relações de trabalho no município. Considerando o emprego como um dos elementos importantes na definição da identidade, relaciona a questão da inclusão no mercado de trabalho como forma de acolhimento do munícipe. As categorias analisadas foram: o sítio simbólico de pertencimento, a dádiva, a hospitalidade, o planejamento e o trabalho. Nas considerações finais, procura refletir sobre as questões que envolvem as relações entre as comunidades — orientadas por raízes locais que definem códigos de hospitalidade — e as mudanças vindas de fora com a atividade turística. Ressalta que o novo paradigma proposto para o século XXI é priorizar o homo situs, em detrimento do homo economicus. Demonstra que, em algumas comunidades, como São Luís do Paraitinga, o vínculo, a aliança do dar, receber e retribuir é viável e exeqüível na contemporaneidade.Downloads
Publicado
2008-11-05
Como Citar
Issa, Y. S. M. de M. (2008). Produção do turismo e sítios simbólicos de pertencimento: inserção da comunidade local como fator de hospitalidade. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 2(4). https://doi.org/10.17648/raoit.v2n4.3610
Edição
Seção
Artigos
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