Aspectos do turismo mundial, situação e perspectivas desta atividade no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v1n1.3615Resumo
O trabalho se propõe a discutir a importância e os impactos que as atividades do turismo exercem na Economia, destacando os aspectos do emprego, divisas, renda e sua distribuição regional. A partir desse entendimento, procura examinar a evolução dos mercados do turismo mundial, tanto em relação aos seus principais centros emissores, quanto aos receptores, suas tendências e perspectivas. No que tange aos mercados receptivos, uma análise comparada em uma visão de 10 anos de prazo, são verificadas graduais tendências de expansão das distâncias médias das viagens, perspectivas essas que favorecem os novos destinos, onde se inclui o Brasil. Nesse contexto são, então, analisadas as características do turismo internacional no Brasil, sua evolução, composição e tendências, levando-se em conta as interveniências de fatores exógenos, - como atentados terroristas e catástrofes naturais -, bem como de fatores internos brasileiros, - como as taxas de câmbio, o crescimento da economia, os investimentos nas atividades de turismo e de suporte, inclusive quanto à segurança.Downloads
Publicado
2008-11-05
Como Citar
Rabahy, W. A. (2008). Aspectos do turismo mundial, situação e perspectivas desta atividade no Brasil. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 1(1). https://doi.org/10.17648/raoit.v1n1.3615
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.