Análise da literatura em turismo sobre canais de distribuição
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v2n2.3624Resumo
Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre canais de distribuição em turismo. Foram analisados 43 artigos científicos em inglês e português, classificando-os por diversas variáveis, tais como: autores, tópicos, mercados, fornecedores, distribuidores (tipo e formas de tecnologia empregadas) e destinos turísticos estudados. O que se pode concluir é que a maioria dos pesquisadores tem privilegiado a pesquisa sobre como as novas formas de tecnologia, como a Internet, têm impactado nos distribuidores mais tradicionais (e.g. agentes de viagens) ou focado em determinados distribuidores e fornecedores, notadamente hotéis. Por outro lado, nos últimos anos, alguns poucos pesquisadores têm sugerido uma visão mais integrada de como estudar os canais de distribuição em turismo, em que se analisa um mix de distribuidores e fornecedores a fim de entender como eles se relacionam em determinados destinos turísticos.Downloads
Publicado
2008-11-05
Como Citar
Lohmann, G. (2008). Análise da literatura em turismo sobre canais de distribuição. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 2(2). https://doi.org/10.17648/raoit.v2n2.3624
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.