Gestão ambiental e desempenho hoteleiro. Um estudo no Pólo Costa das Dunas - RN
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v1n3.3628Resumo
A atividade turística tanto pode agravar problemas ambientais como pode ajudar na conservação das destinações, desde que se planeje e gerencie suas atividades, especialmente por meio da gestão ambiental. Assim, o presente artigo tem o objetivo de analisar a relação existente entre o uso de práticas ambientais por empresas do setor hoteleiro e seu desempenho organizacional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com aplicação de questionários a uma amostra aleatória de 130 donos e/ou gerentes de meios de hospedagem do Pólo Costa das Dunas, no Rio Grande do Norte. As práticas ambientais foram medidas em 28 indicadores, e o desempenho organizacional foi avaliado de acordo com os sete critérios de excelência na performance do Baldrige National Quality Program (2001). Os dados foram analisados conforme os tipos de questões de pesquisa elaboradas e os níveis de mensuração dos dados coletados. As principais técnicas analíticas foram: média aritmética, análise fatorial, análise de conglomerados, correlação de Pearson e análise de variância.Downloads
Publicado
2008-11-05
Como Citar
Enders, W. T., Silva, M. P. da, & Silva, L. M. T. da. (2008). Gestão ambiental e desempenho hoteleiro. Um estudo no Pólo Costa das Dunas - RN. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 1(3). https://doi.org/10.17648/raoit.v1n3.3628
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.