Inovação na indústria hoteleira: complementação entre inovações tecnológicas e inovações baseadas em serviços
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v1n3.3629Resumo
Este é um estudo teórico sobre inovação em serviços e na indústria hoteleira. Inovação é utilizada de forma estratégica pelas organizações no intuito de manutenção, busca e expansão de mercados consumidores. A maioria das pesquisas relativas ao tema inovação concentra-se no setor manufatureiro, mas há interesse crescente em inovação nos serviços, haja vista o aumento da participação deste setor na economia mundial. Após o desenvolvimento dos conceitos que permeiam este estudo, expõe-se, através da indústria hoteleira, a importância da inovação para a competitividade das empresas prestadoras de serviços. Ainda mostra-se, a partir dos estudos de Siguaw e Enz (1999), Siguaw et al. (2000) e Sigala (2003) que analisam o papel da tecnologia de informação (TI) nas hotelarias norte-americana e britânica, e da pesquisa de Enz e Siguaw (2003) sobre práticas inovativas norte-americanas, a necessidade de complementaridade entre inovações intensivas em serviços e inovações tecnológicas para o melhor desempenho destas empresas.Downloads
Publicado
2008-11-05
Como Citar
Yu, A. S. O., & Klement, C. F. F. (2008). Inovação na indústria hoteleira: complementação entre inovações tecnológicas e inovações baseadas em serviços. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 1(3). https://doi.org/10.17648/raoit.v1n3.3629
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.