Análise do processo de formação de preços do setor hoteleiro da cidade de João Pessoa/PB: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v1n3.3632Resumo
A definição de preços tem sido um assunto bastante abordado em pesquisas, na busca da eficiência empresarial. É um tema complexo e pode ser abordado sob os conceitos da Microeconomia, Administração Financeira, Contabilidade e Marketing. Diante do exposto, este trabalho tem por objetivo analisar o processo de formação de preços do setor hoteleiro da cidade de João Pessoa/PB. A pesquisa envolveu um estudo empírico com 31 hotéis. A metodologia englobou uma pesquisa de campo e utilizou-se a entrevista estruturada em um roteiro previamente elaborado, como método de coleta de dados. Como principais resultados tem-se que grande parte dos hotéis utiliza seus custos como base no processo de formação de preços, combinando-os com o mercado. Observou-se, também, que, para maior parte das empresas pesquisadas, os custos são muito importantes, utilizando os custos totais como base de formação do preço de venda de seus serviços/produtos. Os fatores considerados mais importantes para determinação do preço dos hotéis pesquisados foram custos, estação do ano e fidelidade dos clientes. Por outro lado, os fatores considerados sem importância foram forma de pagamento, idade dos ocupantes, número de pessoas e tempo de permanência.Downloads
Publicado
2008-11-05
Como Citar
Holanda, F. M. de A., Machado, M. R., & Machado, M. A. V. (2008). Análise do processo de formação de preços do setor hoteleiro da cidade de João Pessoa/PB: um estudo exploratório. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 1(3). https://doi.org/10.17648/raoit.v1n3.3632
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.