Como a indústria hoteleira responde a solicitações de informações via correio eletrônico? O caso do município do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v1n4.3635Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados provenientes de uma pesquisa que, utilizando como referencial teórico a literatura recente sobre Tecnologia da Informação e Turismo, procurou avaliar como 67 hotéis do município do Rio de Janeiro responderam a solicitações de informações de clientes que utilizaram como meio o correio eletrônico ou formulário em websites. Na impossibilidade de realizar esta análise em sentido amplo, incluindo todo o cenário nacional, especificamente as cidades turísticas definidas pelo Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), optou-se por fazer, em uma primeira fase, a análise da indústria hoteleira presente na cidade. A pesquisa utilizou-se de análise qualitativa através da interpretação do conteúdo de respostas enviadas pelos hotéis . Os resultados da pesquisa revelaram que muitos dos hotéis não estão preparados para lidar com este tipo de ferramenta eletrônica. Demonstrando assim o despreparo e a falta de conhecimento dos mesmos para gerenciar a tecnologia, acarretando provável perda de clientes e, conseqüentemente, de receitas. Diante disso, percebemos que a oportunidade de desenvolvimento nesta área, de Tecnologia da Informação e Turismo, é fundamental para a competitividade da indústria hoteleira deste município.Downloads
Publicado
2008-11-05
Como Citar
Barbosa, L. G. M., & Rocha, S. B. (2008). Como a indústria hoteleira responde a solicitações de informações via correio eletrônico? O caso do município do Rio de Janeiro. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 1(4). https://doi.org/10.17648/raoit.v1n4.3635
Edição
Seção
Artigos
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