Facebook e consumo: o mercado de agências on-line no Brasil

Autores

  • Giovana Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro — UNIRIO
  • Maria Jaqueline Elicher Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v10n1.4117

Palavras-chave:

e-commerce turístico, redes sociais, agências de turismo, comportamento do consumidor, turismo

Resumo

A partir da década de 1970, as tecnologias da informação se desenvolveram rápida e desmedidamente. Com isso, a atividade turística sofreu impactos consideráveis em sua estruturação, nas formas de ser pensada, produzida e comercializada. O surgimento das redes sociais, principalmente do Facebook, nos anos 2000, mudou a relação do mercado turístico/consumidor. As agências de turismo enfrentam, até hoje, um processo de readaptação de estratégias de marketing para conseguirem fidelizar o cliente e firmarem-se no comércio turístico eletrônico. Diante disso, objetiva-se, por meio desta pesquisa, estudar a influência das agências de turismo on-line, presentes no Facebook e no comportamento do consumidor brasileiro. Para tanto e partindo da hipótese de que quanto maior o número de publicações das agências nas redes sociais, maior o consumo dos produtos turísticos, desenvolveu-se um estudo de caso, que, dividido em duas partes, gerou uma análise tanto das agências, quanto do comportamento dos consumidores. A presente pesquisa classifica-˗se, portanto, como quali-quantitativa, aplicada e exploratória.

Biografia do Autor

Giovana Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro — UNIRIO

Turismóloga, formada pelo Curso de Turismo e Patrimônio

Maria Jaqueline Elicher, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Desenvolvimento Territorial e Ambiental, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ. Professora adjunta do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

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Publicado

2016-11-08

Como Citar

Machado, G., & Elicher, M. J. (2016). Facebook e consumo: o mercado de agências on-line no Brasil. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 10(1), 55–73. https://doi.org/10.17648/raoit.v10n1.4117

Edição

Seção

Artigos