Impactos socioeconômicos na implantação dos meios de hospedagem na Prainha do Canto Verde/Beberibe (CE)
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v10n1.4120Palavras-chave:
meios de hospedagem, turismo comunitário, RESEX, impactos socioeconômicos, comunidadeResumo
No presente artigo, objetiva-se identificar os impactos socioeconômicos causados pela implantação dos meios de hospedagem na Prainha do Canto Verde no município de Beberibe/Ceará. A questão que motivou a elaboração da pesquisa foi a construção de meios de hospedagem na Prainha do Canto Verde e os impactos socioeconômicos. Com os meios de hospedagem, implantados mais recentemente, nesse local, busca-se suprir a crescente demanda de turistas que passaram a visitá-lo, atraídos pelo turismo comunitário nele desenvolvido. Inicia-se o artigo contextualizando a comunidade e destacando o cenário local e a luta da comunidade pela conquista das terras. Essa ação resulta na implantação de uma reserva extrativista; então se analisa a opinião dos moradores em relação à reserva e ao desenvolvimento do turismo de base comunitária. Em seguida, examina-se a caracterização dos meios de hospedagem e, por fim, a pesquisa de campo. Quanto à forma de abordagem, a pesquisa classifica-se como qualitativa; quanto aos procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa de campo, empregam-se questionários que refletem o impacto do turismo na comunidade e entre gestores dos meios de hospedagem.Downloads
Publicado
2016-11-08
Como Citar
Barros, A. da S., & de Araújo, E. F. (2016). Impactos socioeconômicos na implantação dos meios de hospedagem na Prainha do Canto Verde/Beberibe (CE). REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 10(1), 33–54. https://doi.org/10.17648/raoit.v10n1.4120
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.