Hospitalidade inclusiva: construção de um novo conceito por meio de uma percepção da inclusão de pessoas com deficiência intelectual

Autores

  • Carlos Alberto Lidizia Soares Universidade Federal Fluminense
  • Jéssica Siqueira Luiz Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v10n1.4121

Palavras-chave:

hospitalidade, deficiência intelectual, turismo

Resumo

Hoje, alguns estudiosos pesquisam e debatem sobre turismo social, turismo acessível e turismo inclusivo, mas pouco se fala sobre a relação da hospitalidade com a inclusão. Pouco se fala sobre a hospitalidade como forma de incluir pessoas na sociedade. As discussões sobre a inclusão de pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida são diversas, mas pouco se debate sobre a inclusão de pessoas com deficiências cognitivas e intelectuais nos espaços públicos e urbanos de uso comum, poucas são as ações para quebra de paradigmas quanto à capacidade dessas pessoas. Com o intuito de discorrer, debater e quebrar paradigmas, os autores trazem, por meio deste artigo, uma percepção vivida nas atividades turísticas realizadas com pessoas com deficiência intelectual em atrativos da cidade do Rio de Janeiro durante os anos de 2014 e 2015. Objetiva-se com o trabalho proporcionar, por meio do debate, a sensibilização quanto à construção de um novo conceito de hospitalidade inclusiva e ao incentivo de ações de inclusão de pessoas com deficiência intelectual.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Lidizia Soares, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Engenharia, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2004), Especialização em Administração de Sistemas de Informação pela UFF, Graduado em Administração de Empresas (2000). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense e professor convidado em diversas instituições de ensino superior em cursos de Pós-graduação. Tem experiência na área de Administração Tecnologia da Informação e Turismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Seis Sigma, Indicadores de Desempenho, Produtividade, Estratégia, Planejamento Estratégico e Inteligência de Negócios.

Jéssica Siqueira Luiz, Universidade Federal Fluminense

Pós-Graduanda do MBA em Gestão de Serviços com ênfase em Eventos da Universidade Federal Fluminense; Bacharel em Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF); tem experiência na área de Administração e Turismo. Coordena o grupo de Pesquisa e Extensão Turismo e Hospitalidade Inclusiva na Faculdade de Turismo e Hotelaria na UFF; Desenvolve Projetos Sociais no Núcleo de Projetos da Faculdade de Turismo e Hotelaria (UFF); Assistente Administrativo da Pós Graduação (MBA) em Gestão de Serviços da Faculdade de Turismo e Hotelaria; Desenvolve pesquisas na nas linhas de Hospitalidade, Acessibilidade e Inclusão Social;

Downloads

Publicado

2016-11-08

Como Citar

Soares, C. A. L., & Luiz, J. S. (2016). Hospitalidade inclusiva: construção de um novo conceito por meio de uma percepção da inclusão de pessoas com deficiência intelectual. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 10(1), 74–88. https://doi.org/10.17648/raoit.v10n1.4121

Edição

Seção

Artigos