A Inovação nos meios de hospedagem na Praia da Armação - Sul da Ilha de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v10n2.4134Palavras-chave:
Inovação, Meios de Hospedagem, Tipos de Inovação, CompetitividadeResumo
Nos empreendimentos de serviços, especialmente os do setor de turismo, a inovação é fator determinante para o sucesso. Este trabalho teve como objetivo verificar as práticas de inovação adotadas em meios de hospedagem na praia da Armação no sul da Ilha de Santa Catarina. Tomou-se como base a tipologia de inovações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 1997). Os procedimentos utilizados para esta pesquisa foram revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e quantitativa e em alguns pontos com análise qualitativa. Para a coleta dos dados, foram aplicados questionários com os proprietários de 10 meios de hospedagem. Os dados foram coletados no período de Julho a Outubro de 2015. Após a coleta de dados, os mesmos foram tabulados e analisados por meio de estatística descritiva. A partir da análise dos dados, foi possível verificar se essas pousadas estão buscando inovar e de quais formas. Concluiu-se que essas pousadas estão inovando e os resultados mostraram que as inovações adotadas incluem os quatro tipos definidos pela OCDE. Em destaque estão as inovações em processo com ações em sustentabilidade e marketing com a inclusão de todos os estabelecimentos nas diversas mídias sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.