Turismo, Sustentabilidade, Desenvolvimento Local e a Questão do Turismo Litorâneo
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v10n2.4143Palavras-chave:
Turismo, Sustentabilidade, Desenvolvimento local, Turismo LitorâneoResumo
O presente artigo tem como principal objetivo analisar a atividade turística e sua interligação com a sustentabilidade, o desenvolvimento local e em destinos do litoral da Bahia, com recorte para Porto Seguro Bahia. A Pesquisa realizou-se no dia 07 de Julho 2012, no atrativo Parque Marinho do Recife de Fora, isso dado pelo mesmo ser um produto natural de Porto Seguro. O procedimento metodológico contou com as pesquisas secundárias, partindo de revisão bibliográfica, e de campo. As técnicas de coleta de dados foram a observação in loco e registro fotográfico. O estudo revelou que o turismo cada vez mais tem se apropriado de espaços com atrativos naturais para a realização de sua atividade, mas é fato que esta prática tem atraído grande público e ocasionado grandes impactos ao ambiente visitado. Desta feita, entendeu-se que mesmo sendo uma atividade promissora ao desenvolvimento econômico local e gerador de emprego a comunidade sede, averiguou-se que os atores tem dado relevância ao lucro ao invés da preservação ambiental.Downloads
Publicado
2016-12-30
Como Citar
Dos Santos, F. N., & Marinho, L. (2016). Turismo, Sustentabilidade, Desenvolvimento Local e a Questão do Turismo Litorâneo. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 10(2), 67–82. https://doi.org/10.17648/raoit.v10n2.4143
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.