O empreendedorismo como base do turismo sustentável: Proposta de modelo de convergência
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v11n2.4464Palavras-chave:
Empreendedorismo, Turismo, Turismo sustentávelResumo
Os pequenos empreendimentos que transitam do sonho para o mercado são fundamentais para o crescimento económico e social de qualquer área-destino, pela sua capacidade de gerar emprego, rendimento e divisas, pela redução de assimetrias regionais que possibilita, pelo preenchimento das necessidades de determinados nichos de mercado, pela flexibilidade de atuação e de complementaridade às atividades das grandes empresas, pela predisposição natural que tem para inovações e controlo de risco, pela formação e qualificação de mão-de-obra e pela constante ativação da economia local. Pretende-se apresentar um ensaio teórico sobre a importância e a contribuição do empreendedorismo e dos empreendedores no desenvolvimento turístico sustentável de uma região. Visa-se também analisar as principais diferenças entre o empresário comum e o empreendedor, assim como a atitude que cada profissional de turismo deve assumir no sentido de se tornar num ativo determinante no desenvolvimento turístico sustentável da região. Pretende-se por fim expor uma proposta empreendedora apoiada no Modelo de Boisier (2001), onde se pensa reunir elementos que podem vir a contribuir para a criação de um turismo sustentável, suportada na investigação de vários autores e teorias científicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.