Ordenamento territorial do turismo nas regiões metropolitanas de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador: Prodetur I e II e estruturas de apoio turístico
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v11n1.4516Palavras-chave:
turismo, políticas públicas, ordenamento territorial, regiões metropolitanasResumo
Objetiva-se, no presente trabalho, analisar o ordenamento territorial (OT) do turismo nas regiões metropolitanas (RMs) de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador pelas ações dos PRODETUR I e II e pelas estruturas de apoio turístico. Para tanto, como abordagem científica, busca-se interpretar o território como uma construção dialética, apontando-se diferenciações na espacialização dessa atividade. Como procedimentos metodológicos, elabora-se levantamento bibliográfico sobre os conceitos de turismo e de OT. Faz-se, ainda, pesquisa documental sobre as ações executadas pelos PRODETUR I e II e levantamento de dados secundários sobre indicadores que cadastrem e avaliem a gestão do turismo nas RMs, foco de estudo, por meio do CADASTUR (MTur, 2013). Pela pesquisa, aponta-se a necessidade de planejamento e ordenamento da atividade, no sentido de dinamizar os investimentos historicamente concentrados. Mostra-se que as políticas públicas, voltadas para o setor, ainda se realizam com grande fragilidade institucional, ajudando a construir níveis de integração metropolitanos diferenciados em relação à atividade turística.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.