Ordenamento territorial do turismo nas regiões metropolitanas de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador: Prodetur I e II e estruturas de apoio turístico

Autores

  • Lívia Gabriela Damião de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Larissa Silva Ferreira Alves Universidade Federal do Ceará
  • Ângelo Magalhães da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v11n1.4516

Palavras-chave:

turismo, políticas públicas, ordenamento territorial, regiões metropolitanas

Resumo

Objetiva-se, no presente trabalho, analisar o ordenamento territorial (OT) do turismo nas regiões metropolitanas (RMs) de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador pelas ações dos PRODETUR I e II e pelas estruturas de apoio turístico. Para tanto, como abordagem científica, busca-se interpretar o território como uma construção dialética, apontando-se diferenciações na espacialização dessa atividade. Como procedimentos metodológicos, elabora-se levantamento bibliográfico sobre os conceitos de turismo e de OT. Faz-se, ainda, pesquisa documental sobre as ações executadas pelos PRODETUR I e II e levantamento de dados secundários sobre indicadores que cadastrem e avaliem a gestão do turismo nas RMs, foco de estudo, por meio do CADASTUR (MTur, 2013). Pela pesquisa, aponta-se a necessidade de planejamento e ordenamento da atividade, no sentido de dinamizar os investimentos historicamente concentrados. Mostra-se que as políticas públicas, voltadas para o setor, ainda se realizam com grande fragilidade institucional, ajudando a construir níveis de integração metropolitanos diferenciados em relação à atividade turística.

Biografia do Autor

Lívia Gabriela Damião de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduada em de Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2015). Especialista em Geografia pela FIC (Faculdades Integradas de Cruzeiro,2015) Mestranda do programa de pós graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do semiárido. Professora na rede privada de ensino (2015). Professora na rede estadual em 2011.

Larissa Silva Ferreira Alves, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará ? UFC (2013), Mestre em Geografia (2009), Especialista em Geoprocessamento e Cartografia Digital (2009) e Graduada em Geografia - Licenciatura (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. É Professora Adjunta IV (D.E.) do Departamento de Geografia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ? UERN, Campus de Pau dos Ferros. Tem experiência na área de Geografia e Planejamento Urbano-Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: culturas de ordenamento territorial, turismo, políticas públicas e análise regional, semiárido.

Ângelo Magalhães da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado e doutor em Sociologia, docente do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais (DACS) da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Campus de Mossoró/RN e docente do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES), Campus de Pau dos Ferros/RN, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

2017-06-23

Como Citar

de Lima, L. G. D., Alves, L. S. F., & da Silva, Ângelo M. (2017). Ordenamento territorial do turismo nas regiões metropolitanas de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador: Prodetur I e II e estruturas de apoio turístico. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 11(1), 71–91. https://doi.org/10.17648/raoit.v11n1.4516

Edição

Seção

Artigos