O Turismo como Ferramenta de Transformação: Traçando Caminhos para a Paz

Autores

  • Eduardo Rocha
  • Laura Sinay Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Rejane Prevot Universidade do Grande Rio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v11n2.4566

Palavras-chave:

turismo, paz, caminho de abraão.

Resumo

O turismo é atualmente uma atividade humana extensamente difundida, de desenvolvimento acelerado e, sobretudo, um grande gerador de riquezas, se planejado para tal. Pessoas deslocam-se temporariamente com cada vez mais facilidade, consumindo produtos dos mais diversos segmentos do mercado turístico e tendo ampla oportunidade de contato com outras vivências e culturas. Observando esse deslocamento no espaço e tempo inserido em um contexto global inflamado por conflitos de níveis diversos, este artigo analisa possíveis funções do turismo na busca pela paz, a partir de uma pesquisa quantitativa com 425 universitários de todo o Brasil, tendo como referência o projeto Caminho de Abraão, da Universidade de Harvard, que se propõe a mediar parte dos conflitos do Oriente Médio a partir de uma rota turística. O presente trabalho fundamenta-se na literatura relacionada ao projeto, bem como no diálogo entre referências em turismo, paz e experiência.  Verificou-se, a partir do estudo realizado, o nível de reconhecimento da prática turística enquanto possível ferramenta de união, indicando a possibilidade de utilização da lógica da aplicabilidade do projeto de Harvard em outros cenários.

Biografia do Autor

Eduardo Rocha

Ciências sociais aplicadas, Turismo

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Laura Sinay, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Planejamento e gestão do turismo e de áreas naturais e/ou tradicionalmente habitadas e educação ambiental.

Graduada em turismo pelas Faculdades Integradas Helio Alonso, Brasil (1998); Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002); PhD em Manejo de Recursos Naturais e Turísticos pela Universidade de Queensland, Austrália (2008), e Pós-Doutorado em Geografia Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009-2010)

Rejane Prevot, Universidade do Grande Rio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Estudos Organizacionais

Cientista Social (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1992), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004)

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

Rocha, E., Sinay, L., & Prevot, R. (2017). O Turismo como Ferramenta de Transformação: Traçando Caminhos para a Paz. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 11(2), 92–109. https://doi.org/10.17648/raoit.v11n2.4566

Edição

Seção

Artigos