O Turismo como Ferramenta de Transformação: Traçando Caminhos para a Paz
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v11n2.4566Palavras-chave:
turismo, paz, caminho de abraão.Resumo
O turismo é atualmente uma atividade humana extensamente difundida, de desenvolvimento acelerado e, sobretudo, um grande gerador de riquezas, se planejado para tal. Pessoas deslocam-se temporariamente com cada vez mais facilidade, consumindo produtos dos mais diversos segmentos do mercado turístico e tendo ampla oportunidade de contato com outras vivências e culturas. Observando esse deslocamento no espaço e tempo inserido em um contexto global inflamado por conflitos de níveis diversos, este artigo analisa possíveis funções do turismo na busca pela paz, a partir de uma pesquisa quantitativa com 425 universitários de todo o Brasil, tendo como referência o projeto Caminho de Abraão, da Universidade de Harvard, que se propõe a mediar parte dos conflitos do Oriente Médio a partir de uma rota turística. O presente trabalho fundamenta-se na literatura relacionada ao projeto, bem como no diálogo entre referências em turismo, paz e experiência. Verificou-se, a partir do estudo realizado, o nível de reconhecimento da prática turística enquanto possível ferramenta de união, indicando a possibilidade de utilização da lógica da aplicabilidade do projeto de Harvard em outros cenários.Downloads
Publicado
2017-12-04
Como Citar
Rocha, E., Sinay, L., & Prevot, R. (2017). O Turismo como Ferramenta de Transformação: Traçando Caminhos para a Paz. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 11(2), 92–109. https://doi.org/10.17648/raoit.v11n2.4566
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.