Perfil e frequência de uso das On-line Travel Agency (OTA) por consumidores na rede hoteleira de Natal/RN
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v12n1.4725Palavras-chave:
Online Travel Agency, Reservas de meios de hospedagem, Consumidores.Resumo
Atualmente, grande parcela dos clientes que fazem o uso de Online Travel Agency (OTA) é de jovens, pelo fato dos mesmos possuírem a facilidade de se adaptar ao inovador. Porém, sabe-se que a internet já atinge quase todas as idades e não se sabe ao certo qual é o perfil desse consumidor. Nesta perspectiva, o presente estudo objetivou descrever e analisar o perfil e frequência de uso dos consumidores que utilizam as OTA’s para reservar um meio de hospedagem. A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. A análise foi realizada através de estatísticas descritivas para analisar os objetivos traçados pela pesquisa. Dentre os principais resultados, foi possível verificar que em relação ao perfil dos entrevistados, existe uma prevalência do gênero masculino e no tocante à idade estes consumidores são considerados adultos, não tão jovens (25 a 34 anos) e adultos com certa experiência com compras online (35 a 44 anos). Caracterizam-se por obter um alto nível de escolaridade, como também uma renda considerada elevada. Verificou-se que a maioria dos respondentes faz parte do grupo dos consumidores ocasionais, seguidos dos moderados e um número pequeno faz parte do grupo dos consumidores frequentes. Como também que a maioria dos consumidores de OTA’s não fez a utilização de conteúdo gerado pelo usuário para trocar reservas de hospedagem.Downloads
Publicado
2018-06-01
Como Citar
da Silva, G. L., & Mendes Filho, L. (2018). Perfil e frequência de uso das On-line Travel Agency (OTA) por consumidores na rede hoteleira de Natal/RN. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 12(1), 22–44. https://doi.org/10.17648/raoit.v12n1.4725
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.