Políticas cicloinclusivas no planejamento do turismo no Brasil: uma análise sobre as cidades sede da Copa do Mundo FIFA 2014.
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v12n1.4822Palavras-chave:
bicicleta, políticas públicas, mobilidade urbana, turismo, sustentabilidadeResumo
O turismo, enquanto fenômeno espaço temporal com multidimensões (econômica, sociocultural, ambiental e política) cria demandas por transportes não somente para acesso aos destinos, mas também no contexto intra-urbano. Com vistas ao desenvolvimento de destinos turísticos de acordo com os pressupostos da sustentabilidade, entende-se o incentivo ao uso da bicicleta como uma oportunidade na busca por modos menos poluentes e socialmente mais inclusivos. O presente estudo exploratório visa analisar as políticas cicloinclusivas e apresentar o panorama brasileiro a partir de um recorte sobre as cidades sede da Copa do Mundo FIFA de 2014. Os resultados evidenciam que o uso de bicicletas nas perspectivas das políticas de mobilidade e de turismo podem auxiliar no tratamento da cicloinclusão como aporte para os destinos turísticos brasileiros avançarem em termos de sustentabilidade.Downloads
Publicado
2018-06-01
Como Citar
DeCastro, J., Saldanha, L., Freitas, L., & Balassiano, R. (2018). Políticas cicloinclusivas no planejamento do turismo no Brasil: uma análise sobre as cidades sede da Copa do Mundo FIFA 2014. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 12(1), 66–85. https://doi.org/10.17648/raoit.v12n1.4822
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.