Copa do Mundo 2014: um Brasil carioca para gringo ver

Autores

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco
  • Bruno Rafael Torres Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Thiago Ianatoni Camargo Universidade Federal de Pernambuco
  • Bruno Melo Moura Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v13n2.5259

Palavras-chave:

Estética da Existência, Análise de Discurso Foucaultiana, Copa do Mundo 2014

Resumo

Nos últimos anos, a cidade do Rio de Janeiro tem sido centro de uma série de eventos internacionais, tendo-se tornado a principal sede da Copa do Mundo 2014. Com base nisso, no presente estudo, investigamos como o papel do Rio de Janeiro enquanto cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 foi significado por atores sociais da cidade. Para essa finalidade, acessamos as opiniões e os posicionamentos de cidadãos cariocas comuns e os de associações civis locais organizadas para monitorar a realização da Copa do Mundo. Como dados informativos, realizamos entrevistas e levantamos documentos que escrutinamos por meio de uma Análise de Discurso Foucaultiana. A noção foucaultiana de estética da existência serviu, assim, de lente teórica para a interpretação dos resultados que revelaram o entendimento da busca do Rio de Janeiro para inserir-se num contexto cultural e econômico globalizado, sem perder de vista traços que lhe são particulares e entendidos como valorizados mundialmente. Por outro lado, a cidade é vista como representativa do Brasil nessas duas frentes.

Biografia do Autor

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Universidade Federal de Pernambuco

de Souza-Leão has a PhD degree in Administration from Federal University of Pernambuco, where he is associate professor at the Administrative Sciences Department (DCA/UFPE) and faculty member of the Graduate Program of Administration (Propad/UFPE), holding currently the position of coordinator. He is fellow research of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), ad hoc consultant for CNPq and Capes - Higher Level Personnel Improvement Coordination, referee for several journals and scientific meetings, and coordinator of projects sponsored by research funding agencies. His publication is mainly on consumer culture and brand meaning. Current research focuses on productive practices of fan consumption and discursive practices of the entertainment industry, following the agenda of the Circle of Fan, Media and Entertainment Studies (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7927916631597710).

Bruno Rafael Torres Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE).

Thiago Ianatoni Camargo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE).

Bruno Melo Moura, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE).

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Leão, A. L. M. de S., Ferreira, B. R. T., Camargo, T. I., & Moura, B. M. (2019). Copa do Mundo 2014: um Brasil carioca para gringo ver. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 13(2), 21–37. https://doi.org/10.17648/raoit.v13n2.5259

Edição

Seção

Artigos