Copa do Mundo 2014: um Brasil carioca para gringo ver
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v13n2.5259Palavras-chave:
Estética da Existência, Análise de Discurso Foucaultiana, Copa do Mundo 2014Resumo
Nos últimos anos, a cidade do Rio de Janeiro tem sido centro de uma série de eventos internacionais, tendo-se tornado a principal sede da Copa do Mundo 2014. Com base nisso, no presente estudo, investigamos como o papel do Rio de Janeiro enquanto cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 foi significado por atores sociais da cidade. Para essa finalidade, acessamos as opiniões e os posicionamentos de cidadãos cariocas comuns e os de associações civis locais organizadas para monitorar a realização da Copa do Mundo. Como dados informativos, realizamos entrevistas e levantamos documentos que escrutinamos por meio de uma Análise de Discurso Foucaultiana. A noção foucaultiana de estética da existência serviu, assim, de lente teórica para a interpretação dos resultados que revelaram o entendimento da busca do Rio de Janeiro para inserir-se num contexto cultural e econômico globalizado, sem perder de vista traços que lhe são particulares e entendidos como valorizados mundialmente. Por outro lado, a cidade é vista como representativa do Brasil nessas duas frentes.Downloads
Publicado
2019-08-01
Como Citar
Leão, A. L. M. de S., Ferreira, B. R. T., Camargo, T. I., & Moura, B. M. (2019). Copa do Mundo 2014: um Brasil carioca para gringo ver. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 13(2), 21–37. https://doi.org/10.17648/raoit.v13n2.5259
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.