Cluster Turístico: análise da produção científica nacional
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v13n2.5284Palavras-chave:
Cluster turístico, produção científica, turismo.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a produção cientifica nacional acerca do tema Clusters Turísticos. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliométrico e documental, sendo que o material analisado se refere aos artigos publicados em periódicos científicos nacionais. Utilizou-se a base de dados CAPES nos estratos A1 à B3, conforme Qualis-Capes até o ano de 2017, obtendo-se um total de 23 artigos relacionados. A análise possibilitou identificar características das publicações quanto as abordagens metodológicas e os métodos de pesquisa, os periódicos mais utilizados como meio de publicação, da mesma forma que os temas mais estudados. Se, por um lado, percebeu-se que existe uma tendência das pesquisas em empregarem abordagens teóricas com maior ênfase nas estratégias, ou seja, na formação dos aglomerados como estratégia de desenvolvimento local ou estratégias individuais das firmas nos aglomerados, por outro, constatou-se que nada foi pesquisado até o momento abordando Inovação e Tecnologia, da mesma forma que a Governança nestes aglomerados. Portanto, existe uma oportunidade para o avanço da pesquisa e para uma efetiva contribuição para o desenvolvimento da teoria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.